Ações combatem propaganda irregular em calçadas 

20/09/2021 14:49
Josué Rinco / Smamus / PMPA
Ações combatem propaganda irregular em calçadas
Um dos objetivos da fiscalização é combater a poluição visual na cidade

No último trimestre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) realizou ação fiscal para combate à propaganda irregular em mais de  200 estabelecimentos, em vias como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, Protásio Alves, Ipiranga e Plínio Brasil Milano.

A Coordenação de Fiscalização atua orientando os estabelecimentos a desobstruir calçadas com material informativo instalados de forma ilegal, como cavalete, bandeira e faixas. Desde julho,  foram emitidas cinco autuações.

“Essas ações foram idealizadas para que o comércio utilize materiais promocionais dentro dos limites permitidos por lei. Por isso, realizamos ações educativas, de forma a informar os responsáveis sobre a legislação vigente, sem, em um primeiro momento, emitir multa, o que acabaria por impactar e fragilizar ainda mais o retorno das atividades econômicas na pandemia”, explica Luciano Cardoso, agente de fiscalização e gestor do Departamento de Combate à Poluição Visual. O principal objetivo dessas ações é a melhor circulação de pedestres, resultando também no embelezamento das vias e na diminuição da poluição visual.

Durante as abordagens, os fiscais entregam material informativo sobre a legislação pertinente ao tema (leis 12/75 e 8.279/99). Caso o comércio possua algum veículo de divulgação irregular, é solicitada a retirada imediata. Em caso de reincidência, o responsável fica sujeito a aplicação de auto de infração, com multa entre R$ 2 mil e R$ 12 mil e apreensão do material.

Serviço - A denúncia sobre esse tipo de irregularidade pode ser feita pelo número 156, opção 9, ou pelo aplicativo 156+poa.

Fernando Ramires / Supervisão: Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes