Biblioteca da Secretaria de Meio Ambiente terá espaço qualificado no Parque Germânia

11/02/2021 09:28

A Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, que atualmente funciona na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), no bairro Três Figueiras, será transferida para o Parque Germânia. O novo endereço, em meio à natureza, oferece melhor estrutura para preservar o acervo e facilitar o acesso de escolas a atividades de educação ambiental.

A casa de 201 metros quadrados, climatizada, conta com áreas aberta e coberta, e passará por reforma. O projeto está em fase de elaboração e a obra será custeada a partir de parceria com a iniciativa privada. A estimativa é que o novo espaço seja inaugurado no próximo semestre. No local, o público terá acesso aos mais de 20 mil exemplares de documentos técnicos e históricos de ambientalistas gaúchos, como Roberto Eduardo Xavier e Magda Renner. Cerca de 5 mil títulos infantis também serão transferidos para a nova casa, que contará com um espaço voltado às crianças.

“A biblioteca não será extinta. Ela passará por uma adequação, com catalogação de todo o acervo e digitalização de alguns documentos técnicos. Todos os materiais históricos serão preservados e a biblioteca seguirá aberta ao público”, afirma o titular da Smamus, Germano Bremm.

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes