Cabos irregulares são removidos dos postes na avenida Francisco Silveira Bitencourt

28/10/2021 14:41
Sergio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
São retirados cabos com deficiência técnica, sejam cabos desligados, danificados ou localizados sobre a rede de baixa tensão

Postes com estrutura compartilhada de telefonia, TV a cabo ou fibra óptica, localizados na avenida Francisco Silveira Bitencourt, bairro Sarandi, estão sendo alvo de uma ação conjunta da prefeitura e da CEEE Equatorial iniciada na manhã desta quinta-feira, 28, para retirada de fios e cabos irregulares.
 
Agentes da Coordenação de Fiscalização e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Joaquim Cardinal, estiveram no local acompanhando os trabalhos dos 20 técnicos da CEEE Equatorial, que coordenam a ação. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deu apoio operacional, já que a via precisou ser sinalizada e o trânsito interrompido em alguns momentos. Representantes de seis empresas prestadoras de serviços também se integraram à iniciativa.
 
Estão sendo removidos cabos com deficiência técnica, sejam cabos desligados, danificados ou localizados sobre a rede de baixa tensão. Os trabalhos devem se estender por alguns dias e as próximas ruas a receberem ação similar são as avenidas Bento Gonçalves e Ipiranga. Todas as empresas que possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura em Porto Alegre já foram notificadas para efetuarem as manutenções e regularizações em suas redes.
 
“A prefeitura e a CEEE Equatorial estão desenvolvendo um trabalho integrado. A Smamus realiza ações fiscais nas vias, notifica a CEEE Equatorial, e a companhia realiza o contato com as empresas que compartilham o uso dos postes. Os resultados desses trabalhos serão uma considerável redução da poluição visual e também o aumento da segurança, tanto para a população como para quem trabalha nos postesâ€, destaca Joaquim Cardinal. 
 
Para minimizar os riscos de interrupção no fornecimento dos serviços de telecomunicações ou internet, a CEEE Equatorial orienta os clientes a verificarem, pelo número 0800- 721- 2333, se suas operadoras estão regularizadas.

Aline Czarnobay

Andrea Brasil