Chafariz Imperial da Redenção é revitalizado

21/11/2025 13:29
Foto: Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
MEIO AMBIENTE
Chafariz recebeu manutenção, recuperação e infraestrutura, com foco na preservação do patrimônio

Foram concluídas as obras de revitalização do Chafariz Imperial, no Parque Farroupilha (Redenção). As intervenções, coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), incluíram serviços de manutenção, recuperação e infraestrutura, com foco na preservação do patrimônio histórico e na retomada do funcionamento do monumento.

Entre os serviços executados, estão o restauro e pintura de bancos, limpeza do piso em pedra portuguesa, remoção de limo, manutenção e pintura do chafariz e do muro ornamental, além da instalação de nova bomba e novo quadro de energia elétrica. Também foram realizados serviços de escavação para ligação elétrica e corte de grama. 

"A revitalização foi executada considerando os valores históricos e estéticos da estrutura, com atenção à integridade física e documental. Utilizamos materiais e técnicas  compatíveis com os originais, para garantir a conservação do chafariz", observa o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.

A revitalização teve início em setembro e contou com investimento de cerca de R$ 117 mil, por meio de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc) firmado com a empresa Cyrela Sul, referente ao empreendimento na rua Marquês do Herval.

Foto: Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
MEIO AMBIENTE
Estrutura é acionada automaticamente, de segunda a sexta, em horários determinados

Funcionamento - Confira os horários em que o chafariz é acionado automaticamente, de segunda a segunda-feira: 7h30 às 8h; 9h às 9h30; 10h30 às 11h; 12h às 12h30; 14h às 14h30; 15h30 às 16h; 17h às 17h30; e das 18h30 às 19h.

Chafariz Imperial - Inaugurado em 1886, o Chafariz Imperial, oriundo da França, foi inicialmente instalado na Praça XV de Novembro, então denominada Conde D’Eu. Em 1926, o monumento foi transferido para a Praça Parobé, onde recebeu acréscimos de figuras modeladas por Fernando Corona. As esculturas foram retiradas em 1941, quando o chafariz foi deslocada para o Parque Farroupilha, local onde permanece até hoje.

Carolina Cesa e Aline Czarnobay

Bianca Dilly