Começa a limpeza dos espelhos d'água do Largo dos Açorianos

30/04/2021 17:13
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Os adotantes do espaço serão os responsáveis pelos custos do serviço

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), em parceria com os adotantes do Largo dos Açorianos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Caixa de Assistência dos Advogados, iniciou nesta sexta-feira, 30, os serviços de limpeza dos espelhos d´água. Os drenos nos espelhos foram instalados e o serviço de esvaziamento será iniciado neste sábado, 1º, a partir das 6 horas.

“Hoje foram instaladas duas mangueiras para retirada da água, que será dirigida para rede de esgoto cloacal. No sábado, domingo, segunda e terça-feira, caminhões farão a sucção do lodo e a limpeza com hidrojateamento. Nossa intenção é concluir na quarta-feira, com a recolocação de água”, diz o secretário da Smamus, Germano Bremm, ressaltando a parceria dos adotantes para execução destes serviços.

As intervenções estão sendo realizadas pelas empresas Athena Urbanismo e PortoSul RS, contratadas pelos adotantes que arcarão com os custos do serviço. Os trabalhos terão acompanhamento técnico da Smamus.

A limpeza geral inclui:

- Esvaziamento dos dois espelhos d'água, com remoção de cerca de 1380 m3 de água;

- Remoção do lodo e correta destinação à estação de tratamento de efluentes licenciada;

- Acompanhamento técnico, captura e remoção dos animais silvestres que se encontram nos espelhos. Os animais foram colocados ali pela população e serão levados a local com condições para recebê-los;

- Limpeza com hidrojateamento dos pisos (procedimento no qual um jato de água é aplicado com alta pressão, limpando a superfície);

- Análise do estado geral do piso para avaliação das condições estruturais e identificação de existência ou não de infiltração.

Revitalização - O Largo dos Açorianos foi revitalizado em 2019. O espaço recebeu qualificação paisagística, iluminação cênica, passeio público em concreto, esplanadas, queda d’água, fontes de jatos de água, lixeiras, piso podotátil, arquibancadas, bancos em concreto, iluminação pública e também resgate do patrimônio histórico, com a exposição dos pilares da ponte de pedra.

 

 

 

 

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça