Conferência do Meio Ambiente reúne especialistas para discutir mudanças climáticas na Capital
No mesmo perÃodo em que a COP 27, no Egito, debate como frear o aquecimento global, Porto Alegre também se prepara para discutir o enfrentamento das mudanças climáticas e a necessidade de redução das emissões de gases do efeito estufa.
A 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece desta quinta-feira, 17, a sábado, 19, no prédio 9 da PUCRS e é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).
Os principais especialistas em clima estarão reunidos para pensar a Porto Alegre de 2050 e prever diretrizes que subsidiam ações para a neutralização de carbono. Também serão debatidas ideias para redução de danos com estiagens prolongadas ou fortes tempestades que causam destruição pela cidade.
Participarão dos debates nomes como o coordenador do Centro de Clima da UFRJ, William Wills; a doutora em engenharia civil e hidráulica pela USP e professora de pós-graduação na Unisinos, Luciana Paulo Gomes; a promotora do Meio Ambiente do RS, Annelise Steigleder; o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi; e o professor da UFRGS Rualdo Menegat.
Os painéis acontecem nesta quinta-feira, 17, das 11h à s 17h, com entrada franca. Na sexta-feira, 18, os participantes se reúnem em grupos para discutir soluções concretas e formular diretrizes para polÃticas públicas municipais. No sábado, 19, cada grupo apresenta suas propostas e todos votam as diretrizes que servirão de suporte na elaboração de legislação e polÃticas públicas para o meio ambiente.
A conferência é aberta a todos. Faça a sua inscrição pelo link.
Â
Andrea Brasil