Educação ambiental promove atividades no Mês de Aniversário de Porto Alegre

22/03/2023 08:52

selo 251 anosA Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promove, durante a segunda metade do mês de março, diversas atividades em comemoração ao aniversário de 251 anos de Porto Alegre. As equipes de Educação Ambiental e das Bibliotecas Jornalista Roberto Eduardo Xavier e Ecológica Infantil Maria Dinorah realizarão ações para todos os públicos.

Nas áreas verdes da cidade, duas trilhas de educação ambiental estão agendadas. Nesta quarta-feira, 22, às 14h, a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger recebe visitantes, com saída na sede da reserva (Estrada Otaviano José Pinto, s/n). E no dia 27, às 9h30, acontece a primeira trilha no Parque Germânia, que comemora 17 anos. “As trilhas tornam as pessoas mais próximas das áreas verdes da cidade, dando a devida sensação de pertencimento. Elas já ocorriam em outros espaços e, neste ano, pretendemos ampliar, como essa no Germânia”, explica a chefe da Equipe de Educação Ambiental da Smamus, Juliana Herpich.

Em parceria com o Clube de Observadores de Aves, no dia 25 ocorrerá mais uma edição da oficina de observação de aves, com saída do Centro de Visitantes do Parque Farroupilha, às 9h, para a população compreender um pouco mais sobre a avifauna da cidade. As inscrições para essas atividades devem ser feitas pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com.

Também na Redenção, no dia 29, a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah realizará uma oficina de contação de histórias para alunos de seis e sete anos do Centro Social Pedro Leonardi.  

Na sede da Smamus (rua Luiz Voelcker, 55), nos dias 23 e 24 de março e 30 e 31 de março, das 11h às 14h, ocorrerá a feira de troca de livros, promovida pela Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier. Cidadãos poderão trocar um exemplar técnico ambiental ou de outras áreas de conhecimento, em boas condições e atualizado de acordo com as regras ortográficas, por outro livro de interesse. Além disso, os visitantes poderão observar, no entorno da Biblioteca, fotografias de outras décadas da cidade, a partir de uma seleção de publicações do acervo municipal.

Confira a programação:

20/03 a 31/03 - Exposição fotográfica na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier

22/03 - Trilha interpretativa na Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger

23 e 24/03 e 30 e 31/03 - Feira de troca de livros na sede da Smamus

25/03 - Oficina de observação de aves no Parque Farroupilha

27/03 - Trilha interpretativa no Parque Germânia

29/03 - Oficina de contação de história para alunos do Centro Social Pedro Leonardi

 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes