Eleição para Conselho do Plano Diretor mobiliza moradores da região Nordeste

27/02/2024 20:44
Pedro Piegas / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Região de Planejamento 4 registrou as presenças de 810 eleitores nesta noite

A última das oito regiões de Planejamento da Capital elegeu seu representante no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) na noite desta terça-feira, 27. Participaram da votação 810 moradores e trabalhadores da Região 4 – composta pelos bairros Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Mário Quintana, Morro Santana, Três Figueiras e Vila Jardim. Na eleição anterior, em 2018, o pleito registrou 212 pessoas.

O policial militar da reserva Paulo Eduardo Francisco Gadea foi eleito com 471 votos (58,22% do total, superando a educadora Tábatha Helena de Oliveira, que teve 175 votos, ou 21,63%, e o advogado Nelson Gonçalves Guimarães, com 163 votos (20,15%). Os suplentes são Luis Davi da Luz Goncalves e Thiago Pinheiro da Silva. Também foram eleitos 25 delegados.

A eleição para a Região de Planejamento 4 estava prevista para 18 de janeiro, mas foi adiada devido ao forte temporal que atingira Porto Alegre dois dias antes. As outras sete regiões já definiram seus representantes para o Conselho do Plano Diretor. A votação ocorreu no Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar.

Foram disponibilizados 14 pontos de cadastro e 21 computadores. Pela primeira vez, o pleito contou com um sistema próprio de votação - desenvolvido pela Procempa - e auditoria externa. O objetivo é dar mais transparência, lisura e segurança. O voto é secreto e não obrigatório.

Entidades – Nesta quinta-feira, 29, acontece a eleição das nove entidades não governamentais que irão compor o CMDUA. A votação será na Câmara Municipal, 3º andar (salas das Comissões), a partir das 14h. Pode votar apenas o representante legal das 75 entidades candidatas. Serão eleitos cinco conselheiros de entidades de classe e afins ao planejamento urbano, dois conselheiros de entidades empresariais, preferencialmente da área da construção civil, e mais dois representantes de entidades ambientais e instituições científicas. Cada eleito terá dois suplentes.

CMDUA – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental é formado por 28 assentos, divididos em três grupos. Nove representantes das entidades não governamentais – que serão eleitos no dia 29 – nove representantes da população, sendo oito eleitos pelo voto direto nas Regiões de Planejamento da cidade, mais um representante do Orçamento Participativo. Somam-se a eles sete indicados de secretarias municipais, um do governo estadual e um do governo federal.

O presidente do conselho é o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Mais informações sobre as Eleições do CMDUA neste site.

  

 

Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes