Encerrada a Conferência de Revisão do Plano Diretor

09/03/2023 18:52
Pedro Piegas / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Encontros ocorreram na PUCRS e foram divididos em três etapas

As discussões da Conferência de Avaliação do Plano Diretor foram encerradas na tarde desta quinta-feira, 9, com a votação das recomendações de cada eixo temático, em plenária para todos os participantes. Iniciada na terça-feira, 7, e com quase mil inscritos, o encontro teve como principal objetivo analisar as regras urbanísticas da cidade definidas no Plano Diretor de 1999 e revisadas em 2010. A próxima etapa será de nova rodada de oficinas.

“Estamos na etapa de leitura de cidade para ouvir a população. A revisão do plano tem se caracterizado por um processo participativo, com oficinas nas regiões de planejamento, seminários e consulta pública. É um desafio fazer um processo participativo, por isso a importância de agregarmos também as consultas na internet, ampliando a participação. A gente acolhe a sugestão do cidadão e compatibiliza com a proposta desta conferência”, explica o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Os encontros ocorreram na PUCRS e foram divididos em três etapas. No primeiro dia, foram apresentadas 14 palestras sobre os sete eixos temáticos: Desenvolvimento Social e Cultura; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade. Na quarta-feira, 8, os participantes se dividiram em salas menores para discutir exclusivamente cada um dos temas. Durante esta quinta-feira ocorreu a votação das recomendações.

“A discussão foi muito produtiva, com diversas visões de cidade. Agora, iremos conciliar as recomendações com os estudos técnicos para compor o que chamamos de Leitura da Cidade. Tudo o que foi discutido hoje estará disponível nos próximos dias no site do Plano Diretor”, afirma a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patrícia Tschoepke.

 

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes