Encontro discute atualização do plano municipal de gestão de resíduos

26/08/2022 10:43

O último dos encontros temáticos sobre a atualização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) foi realizado na quinta-feira, 25, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Durante as atividades, que se estenderam ao longo da semana, foram debatidas as políticas municipais de gestão de resíduos.

O processo de atualização do PMGIRS desenha a política de gestão de resíduos sólidos para 20 anos, sendo revisado a cada 10. O programa foi criado em 2013, sendo essa a primeira revisão. A iniciativa é liderada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com etapas em diversas secretarias.

Na Smamus, é coordenado pela engenheira civil Eliana Bridi e pela coordenadora jurídica Ângela Molin. “O Programa se complementa aos outros do município, como o Plano de Mata Atlântica e de Ação Climática, tornando-se um instrumento importante para as políticas ambientais da cidade”, explica Ângela.

A primeira etapa de revisão diagnosticou as ações implementadas desde 2013. O segundo momento, realizado nesta semana, contou com oficinas temáticas para a discussão interna, envolvendo diversos órgãos municipais. As quatro oficinas realizadas tiveram como tema logística reversa, resíduos da construção civil, resíduos e energias renováveis e resíduos e plano diretor.

Para a engenheira Daiani da Silva, do DMLU, coordenadora do grupo de trabalho, os encontros temáticos “são um passo estratégico para construção das políticas públicas dos resíduos da cidade. Nesta etapa, estamos debatendo de forma mais interna, com os órgãos municipais que têm interface com as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares). O próximo passo é dialogar com a sociedade”, destacou.

A próxima etapa incluirá a participação da população e entidades da sociedade civil, por meio de eventos públicos para a apresentação e discussão do PMGIRS, com recebimento de contribuições. A previsão é que até o fim do ano o processo de revisão seja finalizado.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Fernando Ramires (estagiário), com supervisão de Aline Czarnobay

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes