Equipe de fauna silvestre da prefeitura atende 786 chamados em 2022
A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) realizou 786 atendimentos referentes a chamados da população sobre questões envolvendo animais silvestres em 2022. Em relação a 2021, o número é 23% maior. O balanço inclui as demandas solicitadas pelo número da equipe, 3289-7517, e pelo 156.
“A população acaba ficando muito nervosa, solicitando atendimentos para animais que estão machucados e com filhotes. Muitas espécies possuem habilidade de adaptação na cidade, então precisamos ter a consciência que eles, caso não sejam incomodados, não farão nenhum malâ€, explica a a chefe da equipe, Soraya Ribeiro.
Com atendimentos solicitados via demanda, a Equipe de Fauna Silvestre da Smamus funciona há 15 anos realizando resgates de animais silvestres, protegidos pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), bem como seus ninhos e filhotes. O grande destaque de atendimentos nos últimos anos na cidade foi o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), espécie nativa da cidade e com grande adaptabilidade para as zonas urbanas.
Lissandra Mendonça