Equipe de Fauna Silvestre registra quase 2 mil atendimentos em 2025
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) divulgou o balanço dos atendimentos à fauna silvestre realizados ao longo de 2025. No período, foram registrados 1.984 atendimentos.
Entre as ocorrências, cerca de 40% estavam relacionadas ao resgate de filhotes órfãos, com destaque para gambás e aves. Também fizeram parte das demandas situações envolvendo animais feridos, debilitados ou expostos a riscos, que exigiram avaliação técnica e encaminhamento adequado. O levantamento aponta que o total de atendimentos em 2025 representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
As ações são desenvolvidas pela Equipe de Fauna Silvestre, que atua na conservação e monitoramento das espécies, em atividades de educação ambiental, no licenciamento e no apoio à formulação de políticas públicas voltadas à proteção da biodiversidade. O serviço é exclusivo para fauna de vida livre e não contempla atendimentos a animais domésticos.
A coordenadora da equipe, bióloga Soraya Ribeiro, destaca que a fauna é protegida pela Lei Federal nº 9.605/98, que proíbe maus-tratos e a retirada indevida de indivíduos da natureza. “Ao encontrar um animal, a orientação é não intervir e acionar os canais oficiais”, reforça.
Equipe de Fauna Silvestre - Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, a população pode solicitar ajuda por meio do telefone 156, disponível 24h, ou pelo WhatsApp da Equipe de Fauna, (51) 3289-7517, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, exceto feriados.
Gilmar Martins