Escola Patinho Feio será recuperada por parceiro privado

31/07/2024 11:28

A Escola Municipal de Ensino Infantil Patinho Feio será reformada a partir de doação do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre (Sindiatacadista). Serão doados obras e serviços estimados em R$ 460 mil ao Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática para recuperação da instituição de ensino alagada na enchente de maio.

A escola, que atende 38 alunos e fica no bairro São Geraldo, no interior da Praça Pinheiro Machado, receberá limpeza e sanitização, substituição de portas, pisos e rodapés de madeiras, limpeza das redes pluviais, reparo no telhado e pintura do teto e das paredes internas e externas do prédio. O pátio também passará por reparos e a substituição das cercas de arame e dos guarda-corpos de acessibilidade.

O Sindiatacadista também irá doar obras e serviços para recuperar a escola Meu Amiguinho, que atende 66 alunos no bairro Floresta. As melhorias devem ter início na próxima semana.

Escolas alagadas - Doze escolas municipais passam por obras de recuperação: uma está em processo de limpeza e a EMEI Ilha da Pintada já foi limpa, passou por obras e foi reaberta. Até o momento, dentre as escolas que foram alagadas, três retomaram as atividades em seus próprios prédios e outras três em espaços alternativos. Uma escola teve seus alunos realocados em outras unidades da rede municipal.

Plano - O Plano Estratégico de Reconstrução de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Em 5 de julho, a prefeitura instituiu, por lei, o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, que tem o objetivo de atuar como um facilitador na integração dos órgãos municipais.

 

 

Aline Czarnobay e Orlando Moraes

Lissandra Mendonça