Especialistas discutem sustentabilidade em seminário na Câmara de Vereadores
Na tarde desta quinta-feira, 22, o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, participou do seminário Sustentabilidade: Inovações, Projetos e Soluções, realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade contou com palestras de especialistas nas áreas ambiental e urbanística, além de discussões sobre mobilidade, educação e gestão ambiental.
Bremm lembrou que os efeitos das mudanças climáticas são visíveis na cidade. "Chuvas bastante extensas, temporais, períodos de calor excessivo, desabamentos e tantos outros eventos climáticos”, elencou, acrescentando que “os desafios são globais, mas as soluções necessariamente têm que ser locais, já que 80% das emissões de gases de efeito estufa têm origem nas cidades e nelas temos que buscar as soluções”.
Na oportunidade, destacou-se o compromisso firmado por Porto Alegre na COP-26, em Glasgow, na Escócia, de zerar as emissões de gases efeito estufa até 2050, cumprindo metade desta meta para o fim de 2030. “Se não começarmos a fazer ações, temos um futuro catastrófico para as presentes e futuras gerações”, pontuou Bremm, ao enumerar as diversas atividades do poder público para conseguir cumprir estas metas, como o Plano de Ação Climática e os Programas de Regeneração Urbana do Centro Histórico, do 4º Distrito e da avenida Ipiranga, além da Certificação em Sustentabilidade Ambiental, os terrários urbanos e diversas outras medidas.
Cristiano Vieira