Licenciados R$ 14,8 bilhões em projetos urbanísticos em 2025
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) divulgou o balanço de atividades de 2025 dos licenciamentos urbanísticos realizados pelo Escritório de Licenciamento. O valor de investimentos gerados foi de R$ 14,840 bilhões para a economia de Porto Alegre.
O número de projetos aprovados foi de 1.794, aumento de 40,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram licenciados 1.274 projetos. Já a área construída, em metragem, foi de 1,9 milhões de metros quadrados. Entre os bairros com maior volume de projetos está a Lomba do Pinheiro, com 579 registros, concentrando principalmente habitações unifamiliares, que somam 570 projetos. Na sequência, aparecem Hípica, com 101 projetos, a Restinga, com 63, e os bairros Mário Quintana e Vila Nova, ambos com 55 projetos cada.
A habitação multifamiliar lidera os projetos, com cerca de 1,18 milhão de metros quadrados, referente a empreendimentos de apartamentos para moradia. Em segundo lugar, aparecem as obras voltadas à atividade de serviços, como padarias, salões de beleza e outros estabelecimentos, que somam aproximadamente 297 mil metros quadrados. Na sequência, está a habitação unifamiliar, com cerca de 202 mil metros quadrados aprovados, destinados a moradias de uma única família.
“Esses números demonstram a confiança do setor produtivo em investir na nossa cidade, um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido para qualificar, dar agilidade e segurança jurídica aos processos de licenciamento. São investimentos que geram emprego, renda e desenvolvimento urbano”, destaca o secretário da Smamus, Germano Bremm.
Licenciamento Ambiental - Em 2025, a Diretoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Smamus emitiu 1.301 documentos. Foram 358 licenças de operação, 31 licenças de instalação e 14 licenças prévias, além de 41 licenças únicas.
Cristiano Vieira