Limpeza de espelhos d'água do Largo dos Açorianos segue nesta semana

04/05/2021 08:46
Sérgio Louruz / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Equipe técnica da Smamus fez uma vistoria nesta segunda-feira

A limpeza geral nos espelhos d´água do Largo dos Açorianos começou na última sexta-feira, 30, e segue ao longo desta semana, com previsão de conclusão na sexta-feira, 7. No final de semana, as empresas contratadas, Athena Urbanismo e PortoSul RS, esvaziaram o espelho superior e retiraram 55 mil litros de água e lodo. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e os adotantes do espaço: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Caixa de Assistência dos Advogados.

Com o reservatório vazio, a equipe técnica da Smamus realizou nesta segunda-feira, 3, a vistoria técnica no local e constatou que não há fuga de água e nem infiltração pela rede de esgoto. “Faremos manutenção preventiva nas juntas de dilatação, com colocação de selante elástico para reforço”, explica o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza. O projeto foi concebido de modo sustentável para reutilização de água de chuva e do lençol freático. Além disso, há a presença de muitas algas em suspensão que se proliferam abundantemente por estarem expostas à luz solar. “Por isso, a coloração da água é esverdeada, caracterizando um fenômeno natural”, explica Souza.

Adoção - A constante conservação de um dos cartões-postais de Porto Alegre é possível graças à adoção por parte das entidades desde 2019, quando a revitalização do largo foi concluída pela prefeitura. “O interesse em contribuir para que o espaço seja bem utilizado pela população vem desde 2009, quando nos mudamos para o prédio em frente ao largo”, relembra a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Marília Longo. Ela conta que desde a adoção é feita a manutenção da grama da praça e limpeza manual dos espelhos d´água para tirar o excesso de sujeira. “Também já pintamos a ponte após pichações, fizemos pequenos consertos e agora estamos possibilitando a limpeza completa dos dois reservatórios de água”, completa a advogada.

O serviço inclui esvaziamento dos dois espelhos d'água, com remoção total de cerca de 1380 metros cúbicos de água; remoção do lodo e correta destinação à estação de tratamento de efluentes licenciada; acompanhamento técnico, captura e remoção dos animais silvestres que se encontram nos espelho e limpeza com hidrojateamento dos pisos.

 

 

Aline Czarnobay e Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes