Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade adere a Programa de Prevenção à Corrupção

27/08/2021 16:09

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas e tem como objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção. Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line, realiza-se a avaliação da instituição, identificando pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, a organização terá acesso a um plano de ação específico.

“A adesão ao programa possibilitará o fortalecimento das estruturas de prevenção à corrupção. Após o preenchimento e encaminhamento do questionário de autoavaliação, considerado o marco zero do programa, estamos aguardando o feedback, o qual apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades específicas da secretaria”, explica o titular da Smamus, Germano Bremm. Ele também destacou que os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a 
Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) no planejamento, articulação e controle de políticas voltadas ao cumprimento dos princípios da administração e do interesse público.

A proposta inovadora foi adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Aline Czarnobay

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes