Mobilidade é tema de debates na Conferência do Plano Diretor

05/03/2023 08:27
Pedro Piegas / PMPA
Mobilidade Urbana
Evento ocorre 7, 8 e 9 de março no Salão de Atos da PUCRS

A Conferência de Avaliação do atual Plano Diretor, programada para os dias 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS, irá discutir a cidade sob os mais variados aspectos. Serão sete eixos temáticos, que incluem a pauta de mobilidade e transporte, um grande desafio para os municípios.

“A qualidade dos deslocamentos na cidade é um fator que atinge a todos, com as mais distintas necessidades. Por isso, é de grande importância discutirmos conjuntamente questões como transporte coletivo, estacionamentos e acessibilidade”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

Aspectos relacionadas à qualificação do espaço público, infraestrutura, mobilidade sustentável, ciclovias e também o Plano de Mobilidade integram as discussões deste eixo temático.

Falarão sobre mobilidade e transporte o conselheiro-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), engenheiro civil e professor da UFRGS, Luiz Afonso dos Santos Senna, e o arquiteto e urbanista, professor da UFRGS, Júlio Celso Borello Vargas.

Os debates estão divididos em eixos temáticos, sendo quatro deles ligados à mobilidade e transporte; desempenho, estrutura e infraestrutura; desenvolvimento econômico; e gestão da cidade.

No eixo Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana serão palestrantes a arquiteta e urbanista Alice Rauber Gonçalves, que integrou a equipe responsável pela elaboração do Plano Diretor do Parque Tecnológico de Itaipu, e o arquiteto e urbanista Rodrigo Petersen.

No eixo Desenvolvimento Econômico serão palestrantes o filósofo e economista, professor da UFRGS, Fabian Domingues, e o administrador de empresas, Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira.

Na temática Gestão da Cidade, as palestras serão da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/ RS, Clarice Misoczky de Oliveira, e da Promotora de Justiça no MP/RS, Annelise Steingleder.

Inscrições - As inscrições devem ser feitas pelo link. No ato da inscrição, é possível escolher de qual eixo temático deseja participar. Os três dias de evento ocorrem das 9h às 18h, com intervalo ao meio-dia. No primeiro dia, acontecem as 14 palestras para todos os presentes. No segundo dia, os participantes se dividem em salas menores para discutir exclusivamente cada um dos eixos temáticos. Os resultados dessas discussões serão apresentados e votados por todo o grupo no terceiro dia.

Veja a programação aqui.

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes