Novo site do Plano Diretor apresenta mais funcionalidades
Entrou no ar na manhã desta terça-feira, 8, o novo site do Plano Diretor de Porto Alegre. De iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a plataforma desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) disponibiliza, ao meio ao processo de revisão do Plano, novas funcionalidades e promete ser mais interativa com o cidadão.
Segundo a equipe da Diretoria de Planejamento Urbano (DPU) da Smamus, o site concentra todos os documentos em um único espaço, tornando mais acessÃvel o acesso à s informações e ampliando os espaços de contribuição. Para acessá-lo, clique aqui.Â
“O Plano Diretor é a lei mais importante do municÃpio. A transparência é fundamental para esse processo de revisão. O envolvimento de todos os setores da sociedade no debate é o nosso objetivo principal com esse novo siteâ€, pontua o secretário da Smamus, Germano Bremm.
A plataforma também apresenta o histórico da revisão até o momento e aponta as etapas seguintes do processo. Visando o engajamento da população, a aba “Como Participar†proporciona ao cidadão a oportunidade de contribuir com o processo de revisão, escolhendo um tema especÃfico ou de forma genérica. As respostas registradas no site são enviadas diretamente à equipe do Plano Diretor.
Uma das novidades é a aba “Transparênciaâ€, que aponta os números de reuniões e eventos realizados até o encerramento da etapa de Leitura da Cidade e permite, de uma maneira mais objetiva, o acesso a documentos, apresentações, entrevistas e vÃdeos sobre o processo de revisão.
Consulta Pública - Está disponÃvel o link para a Consulta Pública do diagnóstico da etapa de Leitura da Cidade do Plano Diretor de Porto Alegre. Trata-se da terceira consulta on-line desde 2019, ano do inÃcio do processo de revisão. A população é convidada a responder perguntas sobre o seu bairro e o que espera para o desenvolvimento da cidade.
Orçamento Participativo - A devolutiva dos resultados da etapa de Leitura da Cidade está ocorrendo nas Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP), que se estendem até o dia 17 de agosto. A programação pode ser consultada aqui.
A próxima etapa do Plano Diretor é a de sistematização e propostas. Até o momento, 4.629 pessoas participaram das atividades de revisão de forma presencial ou on-line.
Â
Cristiano Vieira