Obras de revitalização do lago bloqueiam acesso a estacionamento do Parcão

23/03/2023 12:04
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Medidas são necessárias para a instalação de maquinário para a execução do desassoreamento do lago

A partir desta quinta-feira, 23, o estacionamento do Parque Moinhos de Vento, localizado na rua Comendador Caminha, está bloqueado para o acesso de veículos. O passeio de pedestres no mesmo trecho também foi interrompido. A área foi isolada por tapumes para garantir a segurança da população. As medidas são necessárias para a instalação de maquinário para a execução do desassoreamento do lago.

A previsão é que sejam retirados cinco mil metros cúbicos de sedimentos, aumentando a profundidade do lago em até um metro. A obra de recuperação do lago deve-se ao excesso de matéria orgânica depositada nos últimos anos, o que comprometeu a qualidade de vida dos animais que vivem ali e aumentou o risco de proliferação de insetos nocivos aos frequentadores.

Durante o período de obras, o trânsito de veículos pelo entorno do parque segue liberado, e os motoristas poderão contar com outros espaços de estacionamento, como a área com acesso pela rua Mostardeiro (esquina da rua Comendador Caminha) ou junto ao Colégio Uruguai.

A revitalização do lago do Parcão deve se estender até o final do ano. Além do desassoreamento, também estão previstas obras de drenagem, paisagismo, gerenciamento e educação ambiental para os usuários do parque.

 

Carla Bisol

Andrea Brasil