Obras qualificam estruturas do Parque Moinhos de Vento
O Parque Moinhos de Vento, o Parcão, passa por um conjunto de obras de manutenção e melhorias em diferentes áreas do espaço. As intervenções têm como foco a preservação do parque e a ampliação das áreas de lazer para a população.
Entre os serviços em andamento, está a reposição da rede elétrica do sistema de bombas do lago, localizado na área central do parque, que havia sido furtada. A intervenção inclui a reinstalação dos cabos elétricos e a recuperação do sistema de alimentação dos equipamentos, possibilitando o restabelecimento da circulação da água e contribuindo para a qualidade ambiental e a preservação do ecossistema do lago.
“São obras importantes para preservar o parque e garantir que a população possa utilizá-lo com mais conforto, segurança e qualidade”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
O projeto foi elaborado pela secretaria, que também responde pela fiscalização dos serviços. O investimento é de R$ 50.823,63, oriundo de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc) firmado com a empresa Cyrela Sul. A previsão de conclusão é para o final deste mês.
Além dos serviços no lago, os adotantes do parque - as empresas Zaffari, Melnick, Hospital Moinhos de Vento, Dimed e Tramontina - também estão executando melhorias em outros pontos do Parcão, como a construção de passeios com piso podotátil e o nivelamento do terreno ao lado do recanto infantil, com a colocação de saibro para evitar os alagamentos do espaço. O investimento é de cerca de R$ 600 mil, com previsão de conclusão para abril.
Parcão - Um dos principais espaços de lazer de Porto Alegre, o Parcão oferece áreas para caminhada, esportes e convivência. Desde 2023, o parque vem recebendo melhorias como o desassoreamento do lago, a recuperação da cascata e do moinho, a implantação de sistemas de drenagem, a criação de novos espaços de contemplação e o reforço na segurança, com a instalação do contêiner da Guarda Civil Metropolitana.
Bianca Dilly
