Parque Farroupilha comemora 86 anos neste domingo

19/09/2021 08:48
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Espa√ßo de 37,51 hectares conta com diversos recantos, como o Espelho d'√Āgua

Neste domingo, 19, um dos parques mais queridos dos porto-alegrenses comemora 86 anos. Conhecido como Redenção, o local recebeu oficialmente a denominação de Parque Farroupilha em 1935, por meio de decreto municipal.

A √°rea foi doada √† cidade em 24 de outubro de 1807, pelo governador Paulo Jos√© da Silva Gama, sendo inicialmente chamada de Potreiro da V√°rzea ou Campos da V√°rzea do Port√£o. Em 9 de setembro de 1884, a C√Ęmara prop√īs que o parque passasse a ser denominado de Campos de Reden√ß√£o, em homenagem √† liberta√ß√£o dos escravos do terceiro distrito da Capital.

O primeiro ajardinamento ocorreu em 1901, quando já existiam, na área do parque, a Escola Militar (1872) e a Escola de Engenharia (1896). Com a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, o parque tornou-se Parque Farroupilha, pois o evento transitório efetivou a ocupação total deste espaço.

A extensa área verde tem 37,51 hectares e conta com diversos recantos, como Recanto Alpino, Recanto Oriental,  Recanto Europeu e o Espelho d’água. Dentre muitos monumentos, destaca-se o Monumento ao Expedicionário.

Muito arborizada, a Redenção possui espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-roxo e cipreste.

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) realizou recentemente processo licitat√≥rio para retorno do pedalinho e do trenzinho da Reden√ß√£o, al√©m de um espa√ßo gastron√īmico, denominado Complexo do Lago. As empresas vencedoras foram anunciadas em julho e trabalham para que as atra√ß√Ķes possam estar funcionando em breve.

Trenzinho e pedalinhos - O trenzinho é um veículo composto por uma locomotiva e vagão para comportar no mínimo 20 passageiros. O equipamento deverá ser dimensionado para circular em um percurso de aproximadamente 2.500 metros, com saída no Postinho, em direção à área do cachorródromo. O embarque e desembarque serão realizados no Postinho, pequena edificação localizada junto ao estacionamento e à rótula das avenidas Paulo Gama e Setembrina, com a rua Luiz Englert. A viagem terá duração média de 30 minutos.

Os pedalinhos poder√£o ser el√©tricos ou manuais, confeccionados em fibra de vidro de alta resist√™ncia, com capacidade para, no m√≠nimo, duas pessoas. Dever√£o ser colocados √† disposi√ß√£o do p√ļblico pelo menos 15 pedalinhos. O embarque ser√° no pr√©dio onde funcionava o antigo caf√©. O Embarcadouro tem √°rea interna total de 55 metros quadrados, foi tombado em 1997 e restaurado em 2020.

Espa√ßo Gastron√īmico - Localizado entre o espelho d¬ī√°gua e o laguinho do parque, o complexo ter√° quatro m√≥dulos de cont√™ineres de 29,30 metros quadrados, destinados √† gastronomia, e um m√≥dulo de cont√™iner de 14,65 metros quadrados, destinado a sanit√°rio.

A estrutura também prevê um pergolado de 6x2,50 metros e um pátio de serviço de 128 metros quadrados, ocupando área externa total de 750 metros quadrados para atendimento ao ar livre com mesas, cadeiras e guarda-sóis.

 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins