Parque Farroupilha completa 88 anos
O Parque Farroupilha completa 88 anos nesta terça-feira, 19. Uma das áreas mais queridas dos porto-alegrenses, a Redenção é assim chamada em alusão à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital. Com cerca de 35 hectares, o espaço é um dos 12 parques urbanos da cidade e conta com mais de 10 mil árvores, sendo abrigo para diversas espécies da fauna.
Doada para a cidade em 24 de outubro de 1807 pelo governador Paulo José da Silva Gama, o parque conta com diversos recantos, como o Alpino, Oriental, Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, além do tradicional Monumento ao Expedicionário. Com a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, o parque tornou-se Parque Farroupilha, pois o evento transitório efetivou a ocupação total deste espaço. No dia 19 de setembro de 1935, Campos da Redenção recebeu a denominação de Parque Farroupilha, por meio do decreto municipal 307/3.
Administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a área verde possui várias opções de lazer, como o parque de diversões, passeios de trenzinho e pedalinhos, Mercado do Bom Fim, Refúgio do Lago, Feira Ecológica e o Brique da Redenção.
Lissandra Mendonça