Plano de Reconstrução: reforma da escola Liberato Salzano começa na próxima semana

19/07/2024 14:51

A reforma da Escola de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, bairro Sarandi, começa na próxima semana. A maior escola municipal de Porto Alegre, com 1,7 mil alunos e referência em educação especial, receberá recursos de R$ 14,135 milhões, doados pelas empresas Gerdau e Ambev. A agenda foi confirmada durante a terceira reunião semanal do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática nesta sexta-feira, 19.

Outra ação prevista para próxima semana é a vistoria técnica dos representantes da Universidade de Tecnologia Delft, da Holanda, na Região das Ilhas. Eles serão contratados pela prefeitura, por meio do Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (PNUD), para diagnóstico urbanístico e socioambiental e análise de riscos, ameaças e vulnerabilidade climáticas para definir melhor uso da região, com moradias e espaços públicos mais adaptados.

Habitação - O número de projetos licenciados para construção de casas populares foi atualizado. Até o momento, 2.111 unidades foram aprovadas para início das obras de habitação de interesse social.

Plano - O Plano Estratégico de Reconstrução de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Em 19 de junho, a prefeitura também anunciou a criação do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, que se reúne todas as sextas-feiras com representantes de diversas secretarias para nivelamento das ações de recuperação da cidade.

 

Lissandra Mendonça