Plano Diretor abre nova consulta pública on-line
A partir de agora, os cidadãos estão convidados a participar mais uma vez do processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Está no ar a terceira consulta pública on-line para que a população responda se está de acordo com o diagnóstico apresentado na etapa Leitura da Cidade. Para acessar, basta clicar no link e preencher o formulário.
“Nesta etapa, ouvimos a população em atividades nas regiões, oficinas temáticas, seminários e conferência para avaliar o plano diretor atual. Com base nessas informações coletadas com a população, cruzamos os dados técnicos analisados pela consultoria contratada. Assim, chegamos ao diagnóstico de como Porto Alegre está estruturada e agora queremos mais uma vez ouvir a população para depois começarmos a aprofundar as propostas para o plano diretor para atender as necessidades de desenvolvimento da nossa cidade”, explica a diretora de Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke.
O questionário elaborado pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) tem duas páginas. No início, o cidadão é convidado a preencher como vê seu bairro, através de seis categorias: central, urbanizada (maior ou menor densidade, ou seja, intensidade de uso e ocupação do solo), industrial, rururbana (urbano e rural) ou rural.
Em seguida, a população é convidada a dar sua opinião sobre a análise que aponta uma divisão da cidade em três grandes áreas, onde a região norte tem maior densidade, o centro geográfico, média densidade, e o sul com baixa densidade. Após, são abordadas questões sobre as quatro macrozonas (grupo de zonas ou bairros com características semelhantes) que visam a orientar e direcionar as ações para o desenvolvimento urbano da cidade.
O próximo item trata de quatro áreas da cidade, denominadas de centralidades. Foram identificadas quatro regiões estruturadoras, onde há maior concentração de pessoas e grande variedade de usos, reduzindo a necessidade de deslocamentos. A população deve responder se identifica e concorda com o papel dessas áreas.
Por fim, o participante pode identificar outras áreas com potencial que não foram indicadas ainda e compartilhar sua contribuição sobre a revisão do Plano Diretor, trazendo uma visão de futuro para o bairro onde reside.
Orçamento Participativo - O resultado da Leitura da Cidade também estará nas Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP), que se estendem até o dia 17 de agosto. Para conferir a programação completa do Orçamento Participativo, clique aqui.
Serão expostos à população, nos locais das assembleias, banners com mais informações do processo de revisão. A próxima etapa do Plano Diretor é a de sistematização e propostas. Até o momento, 4.629 pessoas participaram das atividades de revisão de forma presencial ou on-line.
Andrea Brasil