Plano Diretor leva exposição de leitura da cidade para Assembleias Regionais do OP
A Diretoria de Planejamento Urbano (DPU) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) está promovendo, durante as Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP), a Exposição de Leitura da Cidade, que consiste na divulgação de banners com informações do processo de revisão do Plano Diretor. A exposição, que acontece até o dia 17 de agosto, explica o que é o Plano Diretor, a importância do processo de revisão e como a população pode participar. Os banners também tratam de tópicos da etapa de Leitura da Cidade, que se estendeu desde 2019 até o seminário do último dia 22 de julho.
“Nesse primeiro momento, a população poderá expor seu ponto de vista e falar um pouquinho sobre a perspectiva de seu bairro a partir da pesquisa on-line que compartilhamos. Posteriormente teremos os debates e a conferência para discussão e consolidação com a sociedade”, explica a diretora Patrícia Tschoepke.
A exposição traz uma contextualização da ocupação territorial da cidade, distribuindo a população em três terços: a região Norte com maior densidade; o centro geográfico, média densidade; e o Sul com baixa densidade. São abordadas também questões sobre as quatro macrozonas (grupo de zonas ou bairros com características semelhantes), que visam a orientar e direcionar as ações para o desenvolvimento urbano da cidade.
Os banners ainda apresentam e explicam sobre as zonas de uso do solo, trazendo um mapa explicativo para cada um dos três terços da cidade. Em seguida, há um diagnóstico das oito regiões de planejamento do Plano Diretor, e são apresentadas suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O material também identifica quatro regiões estruturadoras, onde há maior concentração de pessoas e grande variedade de usos, reduzindo a necessidade de deslocamentos.
Para conferir a programação completa das assembleias do OP e acompanhar a exposição, clique aqui. A próxima etapa do Plano Diretor é a de sistematização e propostas.
Consulta Pública - Até o dia 17 de agosto, está disponível o link para a Consulta Pública do diagnóstico da etapa de Leitura da Cidade do Plano Diretor de Porto Alegre. Para acessar o formulário, clique aqui. Esta é a terceira consulta on-line desde 2019, ano do início do processo de revisão. A população é convidada a responder perguntas sobre o seu bairro e o que espera para o desenvolvimento da cidade.
Gilmar Martins