Porto Alegre assume compromisso de zerar emissões de carbono até 2050 na COP26

02/11/2021 15:23
Rovana Reale Bortolini/Divulgação PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Bremm anunciou que Porto Alegre passará a integrar a campanha chamada Race to Zero (Corrida ao Zero)

O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, está em Glasgow, Escócia, representando o prefeito Sebastião Melo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP26.

Bremm anunciou que Porto Alegre passará a integrar a campanha chamada Race to Zero (Corrida ao Zero), uma campanha global entre cidades, empresas, grandes investidores e instituições de ensino superior.

Ao assinar o documento, Porto Alegre se compromete a reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050, somando-se ao esforço mundial de limitar o aquecimento global a 1,5° Celsius do Acordo de Paris.

“Queremos mostrar ao mundo que reconhecemos a emergência climática global e estamos empenhados em desenvolver programas e projetos onde a ação climática esteja no centro das decisões”, afirma Bremm. O próximo passo é desenvolver um plano de ação para alcançar os compromissos provisórios de longo prazo, especialmente no curto a médio prazo.

Inventário GEE - Porto Alegre já começou a fazer sua parte. Reduziu em média 5% a emissão de gases de efeito estufa de 2016 a 2019. As informações constam no 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, atualizado este ano.

O inventário foi elaborado no software Climas, desenvolvido pela empresa WayCarbon, em parceria com a Ecofinance Negócios e o Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei). “O estudo apontou uma redução de 5%, evidenciando que ações de redução de emissões e a estratégia de proteção de áreas verdes e plantio de árvores produzem efeitos complementares e concretos no caminho do desenvolvimento de baixo carbono”, defende Bremm.

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes