Porto Alegre avança em novas áreas verdes e mais ofertas de lazer para a população

11/01/2023 15:10
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Espaço voltado para educação ambiental no Parque Germânia

Parque Pontal, reforma do viveiro municipal, quadras de beach tennis e biblioteca de educação ambiental no Parque Germânia, espaço gastronômico, pedalinhos e trenzinho na Redenção, novas praças no Recanto do Sabiá (Rubem Berta) e no loteamento Schneider (Campo Novo) são algumas das principais entregas em áreas verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) em 2022.

Ao todo, foram realizadas ações de urbanização, reurbanização e revitalização em mais de 40 áreas verdes da cidade. Academias de ginástica ao ar livre foram instaladas em dez praças ou parques com o objetivo de incentivar a prática de exercícios de forma gratuita em espaços públicos.

Responsável pelo projeto, planejamento, aprovação e fiscalização de obras com recursos próprios ou contrapartidas da iniciativa privada, a Diretoria de Áreas Verdes da Smamus trabalha na coordenação de ações em praças, parques e unidades de conservação da Capital. Dados atualizados apontam que Porto Alegre tem 692 praças, 11 parques e quatro unidades de conservação.

“Nosso principal objetivo é qualificar os espaços que a cidade têm para gerar uma ocupação mais positiva e garantir a prevenção e a conservação do ambiente natural de Porto Alegre”, explica o diretor Alex Souza.

Cooperação entre secretarias - As secretarias municipais de Serviços Urbanos (Smsurb) e de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) trabalham em conjunto na qualificação de praças e parques. Ficam a cargo da Smsurb a realização de ações preventivas, revitalizações, manutenções e manejo arbóreo. Já a Smamus é responsável por novos equipamentos e urbanizações (novas praças) e reurbanizações (obras de abrangência geral na área da praça).

 

Carla Bisol

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes