Porto Alegre tem a floração rosada das paineiras em março

08/03/2021 10:08
Aline Czarnobay/Smamus PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Trata-se de uma árvore de porte grande, que pode atingir 30 metros

No mês de março, os porto-alegrenses têm o espetáculo da floração rosada das paineiras, árvores grandes e frondosas, que estão em diversas ruas da cidade.

Trata-se de uma árvore de porte grande, que pode atingir 30 metros. Apresenta copa ampla e tronco cinzento-esverdeado, coberto de acúleos em formato de cones (semelhantes a espinhos), bastante numerosos em plantas jovens e com declínio com o passar do tempo. As flores são grandes, com cinco pétalas, em várias tonalidades do rosa. 

O nome paineira se origina de seus frutos, cápsulas que se abrem expondo as sementes, as quais são chamadas de paina. Antigamente, a paina foi utilizada como enchimento de travesseiros, almofadas e colchões.

A paineira (Ceiba speciosa) pode ser encontrada em todo país, recebendo nomes diferentes, como árvore-da-paina, barriguda e árvore-de- lã. A espécie é muito utilizada em paisagismo de áreas grandes e para recuperação de áreas degradadas.

Em Porto Alegre, é possível admirar a paineira em todos os bairros, como nas avenidas João Pessoa, Beira Rio e Icaraí, nos parques Farroupilha e Marinha do Brasil e na praça Raul Pilla.

A “Árvore do Mês” é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e tem como objetivo principal levar informação à população sobre a riqueza arbórea da Capital. 

 

 

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes