Prefeitura apresenta cronograma com próximas atividades do Plano Diretor

19/04/2023 08:52

Em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental na terça-feira, 18, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) apresentaram o calendário de atividades que compõem o processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. As próximas etapas vão de maio a dezembro deste ano, sempre contando com a ampla participação da população para definir as diretrizes de desenvolvimento urbano da cidade para a próxima década.

“Estamos ampliando a etapa de Leitura da Cidade com a criação de mais uma fase para apresentar os resultados colhidos até o momento nas regiões de planejamento. Será mais uma oportunidade de compartilhar nosso trabalho e obter mais contribuições de diversas parcelas da sociedade, conforme demandado na própria conferência de avaliação do plano diretor, em marçoâ€, defende o titular da Smamus, Germano Bremm.

Outro avanço será a criação de grupos de trabalho específicos para cada eixo temático. “Conforme a necessidade, vamos formar novos grupos de trabalho ou incluir novos membros nos grupos de trabalho já existentes para possibilitar a participação de outras representações da sociedade e garantir o aprofundamento de discussões sobre temas específicosâ€, explica a diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patrícia Tschoepke.

Calendário - De acordo com o cronograma, na segunda quinzena de maio, acontecem as oficinas temáticas sobre os sete eixos: Desenvolvimento Social e Cultural; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade. Serão sete encontros híbridos (presenciais e on-line) para aprofundar as discussões técnicas sobre cada um dos temas.

Entre junho e julho, será realizada uma nova rodada de atividades nas oito regiões de planejamento para apresentar e discutir com a comunidade os resultados do diagnóstico até o momento, chamado de Leitura da Cidade. E ainda em julho, acontece um seminário de encerramento da etapa com apresentação e avaliação dos resultados produzidos com base em todas as atividades anteriores.

A partir de agosto, começa a etapa de debate das propostas para o novo plano diretor. Até a segunda quinzena de setembro, serão realizadas várias atividades com ampla participação da população com debates, oficinas técnicas, consultas on-line e reuniões com entidades.

A segunda grande Conferência do Plano Diretor está prevista para acontecer entre os dias 6 e 8 de outubro para discutir os cenários de desenvolvimento da cidade. E, por fim, a audiência pública será realizada na primeira quinzena de dezembro, para avaliar as propostas antes do envio do projeto de lei para análise da Câmara de Vereadores.

 

Carla Bisol

Andrea Brasil