Prefeitura apresenta inventário de emissões de gases de efeito estufa de Porto Alegre

12/08/2021 09:01
Arthur Vargas/Smamus PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Instrumento vai guiar a elaboração de políticas de baixo carbono para a capital gaúcha

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre será apresentado na quinta-feira, 12, às 14h, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). Elaborado de janeiro a julho, o documento é a base para nortear os estudos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) da capital gaúcha. A apresentação terá transmissão on-line no Facebook da prefeitura. 

Ao elencar as principais fontes emissoras de gases poluentes da cidade, o documento subsidia o desenvolvimento de estratégias de redução de emissões e ações de mitigação dos impactos das mudanças do clima. Os principais setores identificados no levantamento são energia estacionária (consumo diário dos cidadãos), transportes, resíduos e agricultura, floresta e uso da terra.

“O Inventário de Emissões de GEE é um instrumento que vai guiar a elaboração de políticas de baixo carbono para Porto Alegre. Esta é uma etapa primordial para o planejamento climático municipal, porque fornece informações valiosas para a orientação e priorização das políticas públicas destinadas à redução dos riscos climáticos,” explica o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. 

A construção do documento foi feita pela Prefeitura de Porto Alegre, com apoio da WayCarbon, da Ecofinance e do Iclei América do Sul.

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes