Prefeitura avança nas discussões de propostas para o 4º Distrito
Economia criativa, inovação, resgate da memória cultural, empreendedorismo e qualificação dos espaços públicos. Esses foram alguns do temas abordados nas duas reuniões do programa +4D, que aconteceram nessa terça-feira, 15. A primeira ocorreu à tarde no Clube Gondoleiros, bairro São Geraldo, com representantes do setor de Gastronomia e Entretenimento, e a segunda foi à noite no Espaço Cultural Vila Flores, bairro Floresta.
“Estes encontros são fundamentais para esclarecer para a população os objetivos do projeto, assim como escutar as demandas, principalmente de quem trabalha ou reside no Quarto Distrito”, reforma o vice-prefeito Ricardo Gomes, coordenador do projeto.
As atividades fazem parte das discussões em torno das intervenções urbanísticas, de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Durante as reuniões, os técnicos apresentam 12 propostas e passam a discutir com o público avanços e melhorias.
“A área do Quarto Distrito vai da Arena do Grêmio até o entorno da rodoviária, compreendendo cinco bairros com uma área total de 1.193 hectares. É cinco vezes maior do que o perímetro do Centro Histórico. Por isso, é tão importante ouvir diferentes setores da sociedade para compor as melhores propostas para a região”, explica a coordenadora de Planejamento Urbano, Vaneska Henrique.
Como participar - Interessados em participar da discussão podem responder ao questionário da consulta pública on-line, acessando este link.
“Responder ao questionário é uma forma bastante completa de contribuir com o projeto”, destaca o arquiteto Guilherme Castanheira, da Diretoria de Planejamento Urbano da Smamus.
Todas as contribuições são compiladas e incluídas nas propostas finais a serem apresentadas em audiência pública e para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, antes do projeto ser encaminhado à Câmara de Vereadores.
Veja as 12 propostas da prefeitura:
- Requalificação da avenida Farrapos
- Melhoria na Estação Farrapos da Trensurb
- Espaço de Integração na Cairú
- Requalificação da Estação São Pedro da Trensurb
- Continuação da 2ª Perimetral
- Ações estratégicas nas seis unidades de triagem
- Novo projeto urbanístico e arquitetônico no entorno da rodoviária
- Melhorias e ampliações no sistema de drenagem
- Criação da via da inovação na rua Santos Dumont
- Centro de Vitalidade na Avenida São Pedro, com bancos, paisagismo e ciclovia
- Criação do Percurso da Cerveja no quadrilátero do entretenimento
- Implementação da Rota Cultural na rua São Carlos
Andrea Brasil