Prefeitura fará leilão para manejo de árvores invasoras

17/03/2026 09:32
SMAMUS/Divulgação
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Levantamento técnico da secretaria aponta que cerca de 29,2 hectares foram gradualmente ocupados por árvores do gênero Pinus

A Prefeitura de Porto Alegre realiza nesta quinta-feira, 19, leilão público para a venda de madeira da espécie Pinus. A ação faz parte de uma estratégia de recuperação ambiental do campo nativo do Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, unidade de conservação administrada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

O edital prevê a contratação de serviço especializado para a supressão das árvores invasoras e a retirada da madeira. O modelo adotado permite que a empresa vencedora realize a operação e utilize o material retirado, reduzindo custos para o poder público.

Levantamento técnico da secretaria aponta que cerca de 29,2 hectares foram gradualmente ocupados por árvores do gênero Pinus. Por se tratar de uma espécie exótica invasora, não pertencente ao bioma Pampa, o Pinus compromete a biodiversidade local ao competir com a vegetação típica dos campos naturais e alterar a dinâmica ecológica do ambiente.

“A ação integra o Plano de Manejo do parque e busca restaurar os campos naturais do bioma Pampa por meio do controle de espécies exóticas invasoras. Com a remoção do Pinus, criamos condições para a regeneração da vegetação campestre e para o fortalecimento da biodiversidade característica desse ecossistema”, destaca a diretora de Áreas Verdes, Verônica Riffel.

Após o manejo, a área poderá passar por processos de regeneração natural da vegetação nativa, restabelecendo gradualmente as condições ecológicas originais do ambiente.

A sessão pública do leilão eletrônico ocorre às 9h do dia 19 de março, no site.

Carolina Cesa

Andrea Brasil