Prefeitura fecha parceria com ONG para tratamento de animais silvestres

31/05/2021 13:00
Sérgio Louruz/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Entidade está ligada à clínica Toca dos Bichos, especializada no atendimento de animais não domesticados

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e a Organização Não Governamental Voluntários da Fauna assinaram Acordo de Cooperação, em que a ONG passa a ser, formalmente, parceira pelo tratamento e reabilitação dos animais silvestres resgatados pela prefeitura.

A entidade foi criada há mais de três décadas e está ligada à clínica Toca dos Bichos, especializada no atendimento de animais não domesticados, que deveriam viver em ambientes naturais, sem contato com humanos. “Atendemos animais resgatados que sofreram maus tratos, estão doentes ou foram abandonados, mas deveriam permanecer em vida livre. Tratamos os animais para que eles voltem, sempre que possível, aos seus habitats naturais, onde viverão ao lado de outras espécies silvestres”, explica a presidente da ONG, Gleide Marsicano.

Segundo a entidade, em 2020, cerca de 4,1 mil animais foram atendidos pelos seus veterinários voluntários. Em 2019, foram 3,4 mil. Na maioria dos casos, são aves como corujas ou pássaros vítimas de traumas, mamíferos como gambás, na maioria órfãos, ou répteis que costumam ser atropelados em vias.

“O acordo de cooperação é de fundamental importância para que a Smamus possa realizar ainda mais resgates com a garantia de que os profissionais da Voluntários da Fauna darão o atendimento adequado para salvar esses animais que deveriam viver livres e longe da ação humana”, explica a chefe da fauna silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro.

Sérgio Louruz/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Em 2020, cerca de 4,1 mil animais foram atendidos pelos veterinários voluntários da ONG

Pelo acordo de cooperação, não há repasse de recursos financeiros da prefeitura para a entidade, que vive exclusivamente de doações para realizar esse trabalho tão importante. Saiba como contribuir diretamente para a ONG pelo instagram @voluntariosdafauna ou facebook.com/voluntariosdafauna. Doações também devem ser entregues na sede da entidade: Rua Marechal José Inácio da Silva, 404, bairro IAPI, em Porto Alegre.

 

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes