Prefeitura orienta técnicos para elaboração de novo Inventário de Gases de Efeito Estufa

14/04/2021 16:45
Jefferson Bernardes/Arquivo PMPA
COMUNICAÇÃO
Porto Alegre tem 66% das emissões de gases provenientes de transporte, 20% de resíduos e 14% de fontes estacionárias

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promoveu nesta quarta-feira, 14, o 1º Workshop de Sensibilização para Atualização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) de Porto Alegre. A atividade, estruturada pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), foi voltada a técnicos e atores relevantes ao contexto local e está disponibilizada para acesso pelo canal da Smamus no Youtube. 

“Sabemos que as cidades são responsáveis por até 70% de emissão de GEE no mundo e é evidente a necessidade de termos a participação de todos os órgãos do governo e também agentes de diversas esferas para fazermos um estudo de qualidade. Nosso desafio é justamente integrar tantas esferas, integrar as políticas urbanas e ambientais na construção de políticas públicas que orientem o planejamento climático municipal”, explica o secretário da Smamus, Germano Bremm. Ele afirma que, conforme o Inventário concluído em 2015, Porto Alegre tem 66% das emissões de gases provenientes de transporte, 20% de resíduos e 14% de fontes estacionárias, como prédios e residências. O novo inventário de GEEs de Porto Alegre está sendo viabilizado a partir do contrato assinado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono.

A diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, que coordena o trabalho pela prefeitura, acredita que este tipo de atividade permite que o tema entre na agenda da cidade, trazendo a pauta da mudança climática para o dia a dia. “A elaboração de um novo Inventário fornecerá informações valiosas para identificarmos oportunidades, aprimorarmos marcos regulatórios e anteciparmos medidas específicas que minimizem impactos. O estudo nos permite saber o estado dos níveis de emissão e suas fontes”, diz Rovana.

Programado como o primeiro de dois encontros, o workshop contou com a presença de 60 participantes e falas do secretário adjunto do Iclei América do Sul, Rodrigo Corradi; do secretário executivo do IcleiI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; do CEO da Way Carbon, Felipe Bittencourt; e do diretor Onu-Habitat, Alain Grimard.

Temas - A programação abordou assuntos como “Mudança do clima”, explanado pela coordenadora de Baixo Carbono, Leta Vieira; “Marcos Globais de Sustentabilidade e Acordo de Paris”, apresentados pela coordenadora de Baixo Carbono Regional, Camila Chabar; “O que é um inventário de emissões de GEE” e “Como o inventário deverá ser agregado no Plano Diretor”; apresentados pela assessora de Projetos Regional, Iris Coluna, coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy, Ana Werneck, e pelo Coordenador ICPS, Ubirajara Paz. Todos os palestrantes são do Iclei, organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável e fornece consultoria técnica para governos atenderem aos objetivos de sustentabilidade.


 

 

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes