Prefeitura participa do 2º Summit Ambiental do Hospital Moinhos de Vento

01/06/2022 13:57

Os secretários municipais do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, participaram nesta quarta-feira, 1º, do 2º Summit Ambiental do Hospital Moinhos de Vento. O evento reúne executivos do setor de saúde, especialistas, autoridades e representantes de grupos que atuam no ramo de gestão ambiental e sustentabilidade.

Bremm apresentou o Plano Diretor de Sustentabilidade do município e as políticas públicas na área, destacando que a Capital se comprometeu, durante a COP 26, a zerar as emissões de carbono até 2050. “A Smamus está comprometida com a agenda ambiental do planeta, por meio de diversas ações práticas maiores, como o Plano de Ação Climática da cidade, e também menores, como os terrários urbanos. Todas essas ações se somam e contribuem para zerarmos os gases de efeito estufa até 2030, como nos comprometemos ano passado na COP26, em Glasgow”, explicou Bremm. 

A partir dos estudos do segundo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, foram estabelecidas ações como a construção de terrários urbanos, implantados em lotes urbanos de propriedade municipal, em geral subutilizados, baldios ou mesmo sobras de terrenos sem uso pré-estabelecido na cidade. No início do próximo mês, ocorre a sessão pública de licitação da área do novo terrário urbano de Porto Alegre, localizado na esquina das ruas Garibaldi e Irmão José Otão. 

Mobilidade - Durante o evento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) assinou com o Hospital Moinhos de Vento termo de protocolo de intenções para a promoção, execução e divulgação de ações voltadas à utilização da bicicleta como meio de transporte, especialmente para colaborar com maior segurança e incentivo nos deslocamentos de ida e volta ao trabalho.

“A educação é um dos pilares fundamentais que temos na EPTC. Com a assinatura do termo nos comprometemos a estudar o uso das bicicletas pelos funcionários do hospital para promover capacitações e realizar melhorias  na infraestrutura de modo a estimular o uso do modal”, destaca o diretor-presidente do orgão, Paulo Ramires.

Na palestra Transporte Alternativo Sustentável - Mobilidade Urbana com meios alternativos, o secretário de Mobilidade Urbana apresentou os projetos da Capital para um transporte alternativo sustentável. Ele citou o plano de mobilidade urbana, que tramita na Câmara Municipal e tem, entre as diretrizes, ações que visam a sustentabilidade no âmbito da mobilidade. O titular da pasta também falou sobre o programa Mais Transporte. “Essa transição energética é fundamental para viabilizar uma cidade inteligente e nosso planejamento conversa muito com essa premissa, em busca de um transporte eficiente e sustentável”, destaca Castro.

Sustentabilidade - O superintendente executivo do Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destaca que o hospital cuida de pessoas e que isso vai além da medicina de excelência. “É algo mais amplo. Aquilo que fazemos aqui pode impactar quem nem conhece o hospital. É cuidar também do meio ambiente e falar sobre sustentabilidade.”

O superintendente administrativo da instituição, Evandro Moraes, falou das iniciativas já implementadas, como ser o primeiro hospital do Sul do Brasil a publicar um inventário completo de gases de efeito estufa, o que resultou na conquista do selo prata do GHG Protocol.

“A questão da sustentabilidade ambiental está no DNA do Hospital e a conexão da saúde com o meio ambiente é total. Nós vivemos uma explosão no aumento de volumes de resíduos durante a pandemia e que, de alguma maneira, tiveram que ser compensados, tratados e reciclados. A pauta da sustentabilidade é uma via de muitas mãos, pois reduz despesas, preserva o ambiente, engaja os colaboradores, melhora a saúde e repercute na vida de cada um”, avaliou o superintendente.

 

 

 

 


 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes