Prefeitura realiza debate com sociedade sobre propostas para o 4¬ļ Distrito

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Cerca de 60 pessoas participaram do encontro

O primeiro de uma s√©rie de encontros sobre o Programa +4D¬†da prefeitura¬†reuniu cerca de 60 pessoas na noite dessa quinta-feira, 24, no clube Sociedade Gondoleiros, bairro S√£o Geraldo. Coordenado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, o programa prop√Ķe incentivos para a retomada do desenvolvimento da regi√£o, formada pelos bairros Floresta, S√£o Geraldo, Navegantes, Humait√° e Farrapos.

Na abertura da reuni√£o, o vice-prefeito afirmou que a prefeitura aposta e trabalha para viabilizar o desenvolvimento sustent√°vel do 4¬ļ Distrito. ‚ÄúEsta agenda de di√°logo com os diversos setores da sociedade fortalece este programa de transforma√ß√£o da regi√£o. Encontros como este s√£o importantes para esclarecer d√ļvidas e debater ideias que contribuam para termos uma cidade mais atrativa para empreendedores e melhor de se viver‚ÄĚ, defende Gomes.

Representantes de entidades, associa√ß√Ķes de moradores, sindicatos, universidades e igreja debateram as propostas iniciais para 12 interven√ß√Ķes urbanas na regi√£o, desenvolvidas pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

‚ÄúS√£o propostas para transformar a entrada da cidade com est√≠mulos √† retomada de investimentos na regi√£o e atra√ß√£o de novos empreendimentos e, por consequ√™ncia, mais moradores e trabalhadores para o 4o Distrito‚ÄĚ, explica o secret√°rio Germano Bremm.

Entre as propostas est√£o a requalifica√ß√£o urbana da avenida Farrapos e a regulariza√ß√£o de unidades de triagem para reciclagem de res√≠duos existentes na regi√£o, como forma de gera√ß√£o de empregos e qualifica√ß√£o da m√£o de obra para os moradores da Vila Santa Terezinha. ‚ÄúNossa proposta √© integrar essa comunidade e n√£o afast√°-la‚ÄĚ, afirma Bremm.

Consulta P√ļblica -¬†A prefeitura convida todos a participarem do debate. Novas reuni√Ķes est√£o previstas para o m√™s de mar√ßo. Tamb√©m foi lan√ßada uma consulta p√ļblica on-line sobre as 12 propostas de interven√ß√Ķes urbanas.

Para responder o questionário, acessar o link.

Conhe√ßa as 12 interven√ß√Ķes de transforma√ß√£o urbana propostas pela Smamus

1.¬†¬† ¬†Requalifica√ß√£o urbana da Avenida Farrapos, como espinha dorsal na integra√ß√£o Norte-Sul e Leste-Oeste, com o objetivo de valorizar os espa√ßos p√ļblicos, ampliar e qualificar as cal√ßadas e melhorar a infraestrutura para transporte coletivo
2.¬†¬† ¬†Requalifica√ß√£o da Esta√ß√£o Farrapos da Trensurb, com foco na integra√ß√£o entre modais, melhorias na acessibilidade e qualifica√ß√£o do espa√ßo p√ļblico
3.¬†¬† ¬†EspacŐßo de integracŐß√£o na √°rea do Terminal Cairu, melhorando a conectividade, visando potencializar as viagens locais e integra√ß√£o modal, assim como a oferta de servi√ßos como foco na integra√ß√£o com o entorno.
4.¬†¬† ¬†RequalificacŐßaŐÉo da Esta√ß√£o SaŐÉo Pedro da Trensurb e seu entorno com o objetivo de fortalecer sua centralidade e qualificar o espa√ßo p√ļblico e a oferta de servi√ßos
5.¬†¬† ¬†Continua√ß√£o da segunda perimetral at√© a Rua Volunt√°rios da P√°tria com o objetivo de articular o territ√≥rio com o restante da cidade, valorizando espa√ßo p√ļblico e seu entorno
6.¬†¬† ¬†Regulariza√ß√£o das seis unidades de triagem existentes na regi√£o, atrav√©s de a√ß√Ķes estrat√©gicas para melhoria das condi√ß√Ķes de trabalho e do entorno
7.¬†¬† ¬†Novo projeto urban√≠stico e arquitet√īnico de qualidade no entorno da Esta√ß√£o Rodovi√°ria, possibilitando constru√ß√£o em altura que sirva de marco e ponto de refer√™ncia para a cidade, al√©m da amplia√ß√£o dos servi√ßos e qualifica√ß√£o do entorno
8.¬†¬† ¬†Melhorias e amplia√ß√Ķes no sistema de drenagem urbana, com sistemas sustent√°veis, tais como, jardins de chuva, telhados verdes, bacias de conten√ß√£o, entre outros
9.¬†¬† ¬†Cria√ß√£o da via da inova√ß√£o na Rua Santos Dumont com a√ß√Ķes de urbanismo e paisagismo, uso de novas tecnologias para teste, com espa√ßos de perman√™ncia como mobili√°rio urbano, ilumina√ß√£o, vegeta√ß√£o, entre outros
10.    Potencialização da Avenida São Pedro, através de melhorias na sinalização, iluminação, mobiliário, paisagismo, reforçando o seu papel de integração leste/oeste e a oferta de comércio e serviços, fortalecendo sua centralidade
11.    Demarcação do percurso da cerveja e quadrilátero do entretenimento para incentivar e fortalecer as atividades já existentes, promovendo um novo ponto de centralidade nesta região e melhorando a conectividade local
12.¬†¬† ¬†Defini√ß√£o da rota cultural na Rua S√£o Carlos, atrav√©s da valoriza√ß√£o as edifica√ß√Ķes de patrim√īnio cultural, incentivando atividades voltadas √† arte, cultura, gastronomia, hotelaria, entre outros.

Saiba mais sobre as propostas acessando a apresentação completa.

Carla Bisol