Projeto Memórias conta a história da primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente do país

18/09/2021 07:01
Luciano Cardoso/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Em uma série de vídeos, servidores revivem momentos marcantes dos 45 anos da secretaria

A primeira Secretaria do Meio Ambiente de um município a ser criada oficialmente no país foi a da cidade de Porto Alegre, em 1976. Para celebrar os 45 anos desta data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) está desenvolvendo o projeto Memórias. A iniciativa consiste em uma série de vídeos, nos quais os servidores revivem momentos marcantes. Os vídeos vão ao ar às sextas-feiras no Instagram da Smamus.

A série de vídeos apresenta 16 histórias, contadas por servidores de diferentes setores. Paralelamente aos vídeos, também estão sendo publicados semanalmente cards, destacando iniciativas e acontecimentos que marcaram essas mais de quatro décadas.

Histórico - A criação da então Smam teve início como um departamento chamado Divisão de Parques e Jardins, no prédio da antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Em 21 de dezembro de 1976, com a promulgação da Lei nº 4.235, foi criada oficialmente a Smam. A mudança do prédio da antiga Smov para sede própria foi relatada no segundo vídeo da série, contada pelo servidor Wilson Lima, desafiado pelo secretário Germano Bremm. “Após quase 45 anos, a primeira secretaria Municipal de Meio Ambiente do país segue evoluindo e trabalhando pelo desenvolvimento sustentável. Este projeto tem o objetivo de valorizar a nossa história”, destaca Bremm.

O primeiro vídeo, protagonizado pelo secretário Germano Bremm, foi ao ar em 20 de agosto. Na última sexta-feira, 17, foi ao ar o quinto vídeo, com uma história contada pelo funcionário Paulo Jardim. A série de vídeos e cards se estende até 17 de dezembro.

Doação - Além de comemorar os 45 anos da secretaria, o projeto integrou-se à campanha Poa Que Doa, do gabinete da primeira-dama, Valéria Leopoldino. Todos os servidores são convidados a doar alimentos não perecíveis.

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Carla Bisol

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes