Projeto Terrários Urbanos é destaque no Fórum Urbano Mundial

07/11/2024 15:35
Alexandre Dal Pizzol/ SMAMUS/ PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Iniciativa foi destaque no Prêmio de Inovação Finance Your Cities

O projeto Terrários Urbanos - inédito no país e desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre - foi reconhecido no Prêmio de Inovação Finance Your Cities (FYC), divulgado nesta semana, no Fórum Urbano Mundial no Egito. A iniciativa, que prevê a transformação de pequenas áreas públicas em espaços comerciais com práticas totalmente sustentáveis, foi incluída no catálogo de experiências inovadoras de 2024, evidenciando seu potencial de impacto e replicação.

 A implementação, gestão e manutenção do terrário urbano são de responsabilidade do permissionário, como contrapartida para a exploração comercial com atividades ativas, ou seja, que estimulem a presença de pessoas nos espaços públicos. A seleção é feita por concorrência pública e o valor pago pela outorga é transformado em benefício para a comunidade, com a compra e instalação de biodigestores (sistema para tratar matéria orgânica através de decomposição anaeróbia) em escolas municipais.

“Com o objetivo de urbanizar áreas ociosas de propriedade municipal, como nesgas de terrenos e estacionamentos irregulares, implementamos esse projeto, abrindo caminho para mais iniciativas desse tipo em outras cidades”, explica a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), Rovana Reale Bortolini, que participa do evento na cidade do Cairo.

Em novembro de 2022, o projeto venceu a 9ª edição do Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, além do Selo TAP - Transformative Actions Program do Iclei, principal associação mundial de governos locais e regionais dedicada ao desenvolvimento sustentável. O Selo TAP valoriza projetos com alto potencial transformador e com benefícios sociais e ambientais vinculados ao desenvolvimento.

Esquina do Futuro - O primeiro terrário urbano está localizado na esquina das ruas Lucas de Oliveira e Neusa Brizola, bairro Petrópolis, e foi inaugurado em junho do ano passado. O segundo fica na esquina das ruas Garibaldi e Frei José Otão, no bairro Bom Fim, e começou a funcionar em agosto de 2023. O terceiro terrário urbano, em obras atualmente, está sendo instalado na avenida Nilo Peçanha e deverá ser inaugurado ainda em 2024.

O local se destacará por ser o primeiro da cidade a implementar um elemento icônico sustentável. Trata-se de uma árvore com painéis fotovoltaicos que convertem a luz solar em energia elétrica e buscam ter a aparência de uma árvore, com uma estrutura ramificada. O permissionário denominou a área de Esquina do Futuro e pretende integrar mais dez medidas sustentáveis, como plantio de flora nativa rio-grandense, reaproveitamento de água da chuva, tratamento de resíduos (com coleta de pilhas, eletrônicos e borras de café), telhado verde, piso drenante e pontos de recarga elétrica para veículos e bicicletas.

 

Carla Bisol e Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça