Reaberto edital para prestação de serviço meteorológico em Porto Alegre
Nesta quinta-feira, 10, foi publicado edital de reabertura da licitação para contratação de empresa que prestará serviços especializados de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico exclusivamente para Porto Alegre, sete dias por semana, 24 horas por dia, por meio da Sala de Situação. O documento pode ser acessado na página 32 do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).Â
O serviço contará com equipe técnica para fazer a leitura de dados de estações hidrometeorológicas, radares, satélite e demais meios disponÃveis com emissão de boletins diários, semanais e mensais para a Capital, o que garante o aumento da precisão dos alertas e previsões, considerando a existência de variações de temperatura e condições climáticas entre bairros da cidade.Â
A previsão meteorológica deve incluir alertas e avisos especiais sobre chuvas fortes, temporais, enchentes, descargas elétricas severas, estiagem, vendavais, ondas de calor, ondas de frio ou qualquer outra situação climática extrema pontual para bairros e regiões da cidade sob risco. O serviço também deverá monitorar o nÃvel do GuaÃba e demais rios que desaguam no lago, como JacuÃ, CaÃ, Gravataà e dos Sinos.
Os serviços irão qualificar o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec) da Defesa Civil de Porto Alegre, localizado no bairro Jardim Botânico. Os dados também estarão disponÃveis no Centro de Monitoramento e Contingência Climática, na sede da Smamus, em uma área reformada para funcionar como espaço de monitoramento climático e gestão de contingências.
Contratação - Empresas interessadas em participar da licitação solicitaram a revisão dos valores orçados, conforme previsão legal disposta em edital, ocasionando a revisão do valor de referência e a republicação do edital. O novo valor estimado é de 1.854.961,20, com recursos do Fundo Municipal de Gestão de Território (FMGT). A sessão pública ocorrerá às 9h do dia 29 de outubro, por este link do Portal de Compras Públicas.
Â
Â
Lissandra Mendonça