Redenção chega aos 90 anos com melhorias para receber o público
Um dos parques mais queridos pelos porto-alegrenses, a Redenção celebra nesta sexta-feira, 19, seus 90 anos. Um conjunto de intervenções vem sendo realizado no local como forma de qualificar o parque. Já foram concluídas a revitalização do Recanto Europeu e o desassoreamento do lago Lanceiros Negros. Estão programadas a revitalização do Chafariz Imperial, a limpeza do espelho d’água e a instalação de novos bebedouros acessíveis. A Fonte Luminosa está passando por manutenção.
No Recanto Europeu, o conjunto de cinco pergolados passou por restauração estrutural e recebeu pintura, preservando as cores originais e respeitando o patrimônio tombado. No lago Lanceiros Negros, foi feito o desassoreamento da área, com o objetivo de aumentar a lâmina d’água e realizar a limpeza do excesso de matéria orgânica.
As próximas obras previstas são a instalação de seis bebedouros com acessibilidade para o uso por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Chafariz Imperial receberá manutenção, drenagem e resgate do conceito paisagístico do século 20.
Como parte das comemorações, a tradicional Fonte Luminosa da Redenção, que se tornou um dos principais símbolos do parque, foi ligada em horários especiais. A fonte deverá ser religada em definitivo após a finalização dos serviços de manutenção.
Bianca Dilly