Região de Planejamento 3 escolhe representantes para o Conselho de Desenvolvimento Urbano nesta terça

16/01/2024 06:18

 

Pedro Piegas / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Eleição acontecerá no Vida Centro Humanístico nesta terça-feira


Nesta terça-feira, 16, o processo eleitoral para escolher os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) - biênio 2024/2025 - chega à Região de Planejamento 3.

A votação será na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) - Vida Centro Humanístico, localizada na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Costa e Silva. A Região de Planejamento 3 abrange os bairros Costa e Silva, Jardim Leopoldina, Jardim Itu, Jardim Sabará, Morro Santana, Passo das Pedras, Parque Santa Fé, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima e Sarandi.

Serão 16 computadores para cadastramento dos eleitores e 24 máquinas para votação. Os trabalhos têm início a partir das 17h com plenária, cadastramento e votação. O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, abre os trabalhos, seguido de espaço de cinco minutos - prorrogáveis por mais cinco - para apresentação das chapas.

O horário de votação segue até as 20h, após o credenciamento. O eleitor dirige-se ao computador, votando por meio de um sistema desenvolvido pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O eleitor deve assinar a lista de presenças e, então, recebe um comprovante da participação. Serão entregues senhas a todos os eleitores que chegarem ao local de votação até as 20h, estendendo-se o processo até que o último cidadão com senha exerça seu direito.

O processo eleitoral ocorre em todas as oito regiões de planejamento da Capital. O CMDUA é o órgão que tem por finalidade formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano e é informalmente conhecido como o Conselho do Plano Diretor.

Quem pode votar - Podem votar todos os maiores de 16 anos que tenham Cadastro de Pessoa Física (CPF) e residência no município de Porto Alegre. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço impresso. É possível optar por exercer o direito ao voto na Região de Planejamento do seu local de trabalho. Neste caso, é necessário apresentar, além do comprovante de residência, uma declaração de domicílio profissional.

Como representantes serão eleitos um conselheiro titular, dois suplentes e delegados junto aos respectivos Fóruns Regionais de Planejamento.

Candidatos da Região de Planejamento 3:

Chapa 1
Titular
: Jackson Roberto Santa Helena de Castro - Gerente executivo no Centro Empresarial Porto Seco. Delegado da Região de Planejamento 3 de 2011 a 2015, delegado do Orçamento Participativo de 1996 a 1998 e delegado do Conselho Popular da Zona Norte.
1º Suplente: Lissandra dos Santos Thomsen.
2° Suplente: Francielle Cardoso da Rosa

Chapa 2
Titular
: Iolanda de Oliveira Paz - Secretária administrativa. Formada em Gestão Pública, é, atualmente, segunda suplente do Conselho Tutelar da Região e participa de projetos sociais no Espaço Acolhedor, além de possuir experiência em escolas infantis.
1º Suplente: Adriana Cardoso do Nascimento.
2° Suplente: Jorge Ronildo Silva de Oliveira.

Chapa 3
Titular
: Talis Fernando Rosa da Rosa - Educador popular especialista em História Afro-brasileira. É coordenador do Instituto de Pesquisas e Formação Zumbi Vive, fundou e foi presidente da Associação de Moradores do Passo das Pedras 2.
1º Suplente: Mauricio Soccol Lorenzatto
2° Suplente: Dalvimara Cristina Rocha Braga

Clique aqui para acessar a lista de delegados da Região de Planejamento 3

Confira o calendário de votação:

18 de janeiro
Região de Planejamento 4
Local: Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) - Estrada Antônio Severino, 1493, Rubem Berta
Horário: das 17h às 20h

23 de janeiro
Região de Planejamento 5
Local: Postão da Cruzeiro (Centro de Saúde Vila dos Comerciários) - rua Moab Caldas, 400, Santa Tereza
Horário: das 17h às 20h

25 de janeiro
Região de Planejamento 6
Local: Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) - rua Arroio Grande, 50, Cavalhada
Horário: das 17h às 20h

30 de janeiro
Região de Planejamento 7
Local: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) - Estrada João de Oliveira Remião, 4444, Lomba do Pinheiro
Horário: das 17h às 20h

6 de fevereiro
Região de Planejamento 8
Local: Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) - rua Mississipi, 130, Restinga
Horário: das 17h às 20h

Informações - Telefone e Whatsapp (51) 98615-1563 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h) ou pelo e-mail eleicoes.cmdua@portoalegre.rs.gov.br.

 

Aline Czarnobay

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes