Seminário debate mudanças climáticas e crescimento sustentável de Porto Alegre

05/06/2021 13:28
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito destacou a necessidade do engajamento de toda a população na defesa das questões ambientais

O prefeito Sebastião Melo participou na manhã deste sábado, 5, do seminário virtual sobre as mudanças climáticas e a história do ambiente natural de Porto Alegre. Atividade faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Na abertura, o prefeito destacou a necessidade do engajamento de toda a população na defesa das questões ambientais.

É possível termos uma cidade que cresça com sustentabilidade. O dia do meio ambiente são todos os dias, com cada um fazendo a sua parte, separando lixo corretamente e não jogando lixo na rua, entre outras ações” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário Germano Bremm lembrou que Porto Alegre tem 684 praças urbanizadas, nove parques, quatro unidades de conservação e um lago natural. “Esse patrimônio nos diferencia das demais capitais. Mas precisamos cuidar mais das nossas áreas verdes, valorizar esse potencial, viver em harmonia, gerando sustentabilidade para sua proteção”, afirmou Bremm.

A palestra foi do professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Ufrgs, Rualdo Menegat, que fez um resgate do conhecimento científico do ambiente natural de Porto Alegre para adoção de ações de gestão ambiental.

Revitalização do prédio da Smamus - No início do dia, o prefeito e o vice-prefeito Ricardo Gomes participaram de um café da manhã, ao lado dos servidores da Smamus e representantes de empresas parceiras na revitalização da sede da secretaria. Foram feitas obras de pintura, trocas das placas, colocação de muro verde e reurbanização da praça Professor Emílio Schenk Filho, adotada pela Melnick.

“Uma cidade pode melhorar independente do seu orçamento, e nossas entregas têm muita cooperação e parcerias, como a Praça Emílio Schenk Filho. Essa semana entregamos os pilares do Viaduto da Conceição também com a ajuda de parceiros”, lembrou Melo.

No local, as autoridades plantaram mudas de Eugenia multicostata, uma espécie rara conhecida popularmente como araçá-piranga ou pau-alazão. Eles contaram com a ajuda de Renato, 4 anos, e Helena, 6 anos, filhos de servidores da secretaria.

Também foi descerrada uma placa alusiva à comemoração dos 45 anos da Smamus, primeira secretaria municipal de meio ambiente do Brasil, e à integração das pastas de meio ambiente e urbanismo, com foco na sustentabilidade.

“É preciso ter uma visão de conciliação entre meio ambiente e o desenvolvimento da cidade e não mais uma visão de contraposição”, reforçou Gomes.

“A primeira secretaria municipal do país destinada exclusivamente ao tema está se reinventando, se qualificando. Agora somos Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade. Reunimos em uma única pasta as políticas ambientais, de planejamento urbano e licenciamento. Um sonho antigo, uma necessidade de gestão e agora, uma realidade em benefício da população”, discursou Germano Bremm.

 

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes