Soluções para mobilidade são discutidas em oficina do Plano Diretor

25/05/2023 10:29
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Desafio é encontrar solução concreta para reduzir o tempo de deslocamento dos porto-alegrenses

Quanto tempo você demora de casa para o trabalho? Para levar seus filhos na escola? Para chegar a um atendimento médico? Para ir a um parque ou visitar os familiares? A mobilidade foi o tema da quarta oficina temática do Plano Diretor, realizada na noite desta quarta-feira, 24, no auditório da prefeitura, no centro da Capital.

Os participantes, presenciais e on-line, precisaram encontrar uma solução concreta para reduzir o tempo de deslocamento dos porto-alegrenses em seus percursos diários. Foram apresentadas seis sugestões de como implantar infraestrutura para pedestres e ciclistas, valorizar os carros elétricos, instituir mais áreas especiais de interesse social e garantir passagem gratuita para estudantes. A maioria escolheu como a proposição mais adequada para a cidade a frase: incentivar a miscigenação do uso do solo, viabilizando o surgimento de mais pontos que se enquadram no conceito de “bairro completo” e que evitem o deslocamento de moradores para outras regiões da cidade em busca de lazer e serviços.

“Todas as sugestões são muito importantes e serão utilizadas pela equipe de planejamento urbano para entendermos o que queremos para o futuro da nossa cidade. Reforço aqui o convite para todos participarem do processo de revisão do plano diretor que entra na fase de sistematização das propostas no segundo semestre”, explica o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Antes, os participantes acompanharam a palestra do professor de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, Ciro Biderman. PhD em economia, Biderman defende a necessidade de alteração da forma como os municípios pensam a mobilidade. “O plano diretor é uma oportunidade para definir áreas de intervenção e garantir recursos para os investimentos em mobilidade”, afirma o economista.

“O evento contou com uma excelente provocação do palestrante em relação à priorização do pedestre na forma de pensar a cidade. Trata-se de um paradigma que devemos enfrentar. As diferentes soluções propostas respondem a possíveis caminhos a serem trilhados na busca da humanização da cidade”, resume a diretora de planejamento urbano da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Patrícia Tschoepke.

Oficina 5 – Nesta quinta-feira, 25, acontece a quinta Oficina Temática do Plano Diretor sobre o eixo Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana, com a palestra do jornalista e escritor Raul Juste Lores, analisando como estimular o desenvolvimento da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. 

Calendário das oficinas temáticas do Plano Diretor:
25/05: Eixo Temático 5 - Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana - Raul Juste Lores
29/05: Eixo Temático 6 - Desenvolvimento Econômico - Fernando Ferreira
31/05: Eixo Temático 7 - Gestão da Cidade - Águeda Muniz

Carla Bisol

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes