Técnicos da prefeitura trocam experiências com o urbanista francês Alain Bertoud 

12/04/2023 16:22
Alex Rocha/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Especialista se reuniu com equipe da Capital nesta quarta-feira

Pela primeira vez em Porto Alegre, o francês Alain Bertoud conversou na manhã desta quarta-feira, 12, com técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) sobre o desenvolvimento de Porto Alegre. Especialista em planejamento urbano, já tendo atuado em cidades como Paris, Bangkok, San Salvador, Nova York, Porto Príncipe e Chandigarh, ele trouxe seu olhar sobre o desenvolvimento da cidade, enfatizando a relação trabalho e transporte.

“Baseando-me em minhas experiências em diversas cidades do mundo, destaco a importância de se focar no avanço das cidades pensando em oferta de transporte e trabalho próximo ao local de residência”, diz. “Pensamos que, se dermos uma boa casa para a população, as pessoas estarão bem, não importando a localização, mas isso não é verdade. O mais importante é morar perto do trabalho, mais importante que o tamanho da casa", completa.

“É muito importante este momento, em que podemos ouvir um especialista que já caminhou o mundo e traz uma visão diferente da cidade. As contribuições irão auxiliar nosso time sobre como podemos avançar a nossa cidade”, destacou o secretário da Smamus, Germano Bremm.

Ao longo do encontro, a coordenadora de planejamento urbano da Smamus, Vaneska Paiva Henrique, conduziu uma apresentação sobre os diferentes regimes urbanísticos de Porto Alegre.

O urbanista está na cidade para participar do Fórum da Liberdade, além de lançar seu livro Ordem Sem Desing, na sexta-feira, 14.  

Fernando Ramires (estagiário)/ Supervisão de Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes