Zona Sul recebe exposição de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

28/08/2022 15:32
Arthur Vargas/ SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Objetivo é mostrar o resultado das oficinas de 2019 e receber contribuições sobre necessidades e potencialidades de cada região

A exposição Diagnóstico POA 2030, que integra o processo de revisão do Plano Diretor, esteve neste domingo, 28, na Escola Neusa Goulart Brizola, no bairro Cavalhada. A atividade foi voltada aos moradores da região de planejamento 6, que compreende os bairros Camaquã, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Ipanema, Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Campo Novo, Jardim Isabel, Aberta dos Morros e Sétimo Céu.

O objetivo é apresentar à população o resultado das oficinas realizadas em 2019 e receber novas contribuições sobre as necessidades e potencialidades de cada região de Porto Alegre.

"É importante a população entender o que é o Plano Diretor e sua importância para a cidade. Essas exposições são o resultado de um grande trabalho feito nas oficinas antes da pandemia e permitem que a população possa mais uma vez contribuir na elaboração das propostas de revisão do Plano Diretor", declarou o secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Maurício Loss.

Moradora da bairro Tristeza, Bárbara Gutierres leu com atenção os 40 painéis da exposição, acompanhada por um técnico da Diretoria de Planejamento Urbano. "É de extrema importância este tipo de evento para que o governo consiga se planejar e focar nas dificuldades específicas de cada região. Aqui na Zona Sul, por exemplo, estamos precisando de mais atenção no transporte coletivo”, disse a moradora.

“Trazendo a exposição para a comunidade e promovendo esse tipo de discussão percebemos que as coisas funcionam. É o caminho necessário para a prefeitura chegar na solução que a população está apontando. É um processo extremamente democrático de participação”, referendou o conselheiro municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da região 6 e morador da bairro Vila Conceição, Luiz Gomes.

Próximas agendas – A exposição de revisão do Plano Diretor segue percorrendo a cidade. No próximo sábado, 3, ela estará instalada na Escola Professor Elyseu Paglioli, bairro Cristal, para os moradores da região de planejamento 5: Cristal, Santa Tereza, Medianeira, Glória, Cascata e Belém Velho.

No domingo, 4, será a vez dos moradores da região de planejamento 4 participarem da atividade na Escola Deputado Victor Issler, bairro Mário Quintana. A região 4 engloba os bairros Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Bom Jesus, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, Mário Quintana, Jardim Sabará e Morro Santana. A exposição é aberta ao público das 10h às 15h.

Consulta Pública – A participação da população nas discussões do Plano Diretor também pode ser feita via consulta pública on-line, disponibilizada neste link.

Mais informações sobre o processo de revisão e as próximas atividades podem ser acessadas no site do plano diretor, clicando aqui.

 

 

Arthur Vargas (estagiário) com supervisão Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes