Aberta licitação para ampliação do Centro Integrado de Comando
A Prefeitura de Porto Alegre abre processo licitatório para ampliação do Centro Integrado de Comando. A licitação, publicada na edição de hoje do Diário Oficial, é na modalidade tomada de preços, do tipo menor preço global, e visa a contratar empresa para a realização da obra. A sessão pública de recebimento e abertura dos envelopes com as propostas será no dia 26 de agosto, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Patrimônio (rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301, Centro Histórico).
A empresa deverá prestar serviços de amplificação predial, incluindo levantamento topográfico, PPCI, projetos arquitetônicos, entre outros, conforme rege o edital, que pode ser encontrado no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/smf. O valor estimado do contrato ficou em R$ 168.497,66, com recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O prazo de execução da obra é de 120 dias.
"A ampliação do Ceic possibilita o gerenciamento, dentro de um mesmo espaço, de todos os serviços prestados pela prefeitura, visando à diminuição do tempo de resposta entre a solicitação da demanda e a execução, assim como o retorno ao cidadão demandante. É um projeto que vai muito além da área da segurança, pois é uma integração geral dos serviços municipais, buscando beneficiar o cidadão", frisa o secretário municipal de Segurança, Mario Ikeda.
Segundo o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, este é um processo licitatório especial por ser um dos projetos prioritários da gestão. “Vamos conduzir a licitação com a celeridade que viemos implantando desde o começo do ano. O objeto a ser contratado é símbolo de foco na modernização e na qualificação dos serviços públicos fornecidos à população de Porto Alegre”, ressalta.
Monitoramento - O Ceic foi construído em 2012 em terreno pertencente à prefeitura, na área ocupada pela Procempa, entre a av. Ipiranga e a João Neves da Fontoura. Através do Ceic, diversas secretarias e órgãos da prefeitura têm acesso a mais de 1.300 câmeras e monitoram diversos locais entre prédios públicos municipais (como postos de saúde e escolas) e vias de Porto Alegre, compartilhamento de dados da Guarda Municipal e monitoramento conjunto com o Departamento de Comando e Controle Integrado do Estado (DCCI). Em 2017, o Ceic foi vinculado à Secretaria de Municipal de Segurança (SMSEG), com a Guarda Municipal passando a atuar integralmente do Centro para o despacho de ocorrências na cidade.
Visando atender melhor à população, a SMSEG incluiu a ampliação da edificação sede do Ceic no projeto Porto Alegre Mais Segura, que será executado com o financiamento do BNDES.
Gilmar Martins