Cerimônia em homenagem ao Dia do Servidor Público é retomada na prefeitura

27/10/2021 18:11
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
"A Porto Alegre que estamos construindo também é resultado da contribuição dos servidores públicos", disse Meio

Os funcionários públicos municipais que completaram quinquênios entre 15 e 45 anos de serviços prestados ao município foram homenageados na tarde desta quarta-feira, 27. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da prefeitura. A cerimônia, que havia sido suspensa desde 2017, foi retomada neste ano. Receberam a distinção, aproximadamente, quatro mil membros do quadro. (fotos)

Na abertura do evento, o secretário municipal de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, informou que o resgate da cerimônia ocorreu para dar reconhecimento àqueles que prestam serviços à sociedade. “Nós estamos realizando esta homenagem singela, mas muito representativa, pois simboliza a valorização do trabalho de todos que estão na linha de frente, diariamente, atendendo à população”, destacou.  

“Temos muitos desafios pela frente para entregar melhores serviços ao cidadão. A Porto Alegre que estamos construindo também é resultado da contribuição dos servidores públicos, que têm respeito, admiração e parceria da administração”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

Em decorrência da pandemia, cada secretaria pode indicar apenas três representantes presencialmente. Os servidores foram agraciados com pins contendo o brasão da prefeitura, nas cores bronze (15 anos), prata, (20 anos) e ouro (de 25 anos a 40 anos). Os 13 que completaram 45 anos de serviço receberam um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à coletividade porto-alegrense. Cada secretário ficou responsável por entregar posteriormente aos funcionários da sua pasta que não puderam estar presentes.

O Prêmio ao Servidor Público Municipal, em reconhecimento do dever cumprido, foi instituído pelo Decreto n° 16.606, de 9 de fevereiro de 2010, considerando a intenção da Administração Municipal em premiar seus funcionários que cumprissem com zelo o seu dever laboral. Assiduidade, dedicação, lealdade, pontualidade e espírito público eram os requisitos para o recebimento da condecoração. A celebração ocorria anualmente, até 2017, quando foi extinta a Secretaria de Administração. Em 2021, o órgão foi criado novamente, incluindo o patrimônio público de Porto Alegre. “No momento em que se recria a Secretaria de Administração se faz um gesto de enaltecimento ao trabalho de cada um dos membros do funcionalismo de Porto Alegre”, finalizou o secretário.

 

Andrea Pinto

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes