Começam nesta sexta inscrições para compor a Comissão de Avaliação do Ingresso de Cotistas Raciais

23/04/2021 08:33

A Secretaria de Administração e Patrimônio (SMAP) abre nesta sexta-feira, 23, as inscrições para compor a Comissão de Avaliação de Ingresso de Cotistas Raciais, responsável pela acessibilidade de candidatos negros a cargos públicos efetivos do Município. Poderão concorrer entidades, grupos ou organizações do Movimento Social Negro.

Serão escolhidas quatro instituições ligadas o Movimento Social Negro, que exercerão as atividades por dois anos, a contar da publicação da Portaria de Designação da Comissão. A comissão será formada ainda por três integrantes do Município, indicados pelos titulares das pastas respectivas. São eles o coordenador de Seleção e Ingresso,  da SMAP; o representante da Coordenação de Direitos e Promoção de Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) e um Procurador Municipal, da Procuradoria Geral do Município, juntamente com seus suplentes.

A coordenadora de Direitos e Promoção de Igualdade Racial, vinculada à SMDS, Adriana Santos, ressalta o grande significado da identificação visual de um representante negro em todos os setores. “As cotas raciais significam a oportunidade de acesso para o desenvolvimento de uma profissão de forma igualitária. A visualização de um servidor negro mostra a outros negros que há possibilidade real de evoluir em uma carreira. Isso tem grande significado, especialmente para as populações de periferia da cidade”, destaca.

Segundo o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, a licitação ocorrerá com máxima celeridade, pois se faz necessário dar aos cotistas uma sensação de pertencimento. “Agiremos com a nossa agilidade, marca importante que estamos implementando nesta gestão, buscando a atuação da Comissão de Avaliação já nos próximos certames”, informa.

A documentação necessária (Anexo I) e a requisição (Anexo II) deverão ser encaminhadas ao e-mail smpgei@portoalegrers.gov.br até o dia 05 de maio. A análise documental será feita pela Coordenação de Seleção e Ingresso da SMAP.

Documentos necessários

Anexo I - REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Anexo II - REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Andrea Pinto

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes