Definida empresa que prestará serviço para o 156
Na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 5, foi publicado o resultado do processo seletivo da empresa que irá atender o 156. A contratação será da Alô Serviços Empresariais, que fará a prestação de serviços de planejamento, implantação, capacitação, operação e gerenciamento da Central de Relacionamento da prefeitura com o cidadão (Contact Center). O sistema deverá operar 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo demandas originadas por canais diversos (telefone, e-mail, chat, WhatsApp, Telegram, aplicativo e página web). O valor de referência inicial era de R$ 6.150.707,40, mas a vencedora do certame fechou por R$ 2.949.999,00. O andamento do processo pode ser acompanhado aqui.
O secretário Municipal da Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, destacou a economia que será gerada devido à redução significativa do valor estimado. “Prestaremos um serviço de qualidade pela metade do valor que imaginávamos gastar, mostrando que a nossa estratégia está funcionando. Quanto mais reduzirmos os gastos para o município, melhor, desde que não haja prejuízo na prestação dos serviços”, ressalta.
A licitação realizada foi na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço. Foram 12 empresas interessadas, que disputaram ente si em sessão pública, em 23 de setembro de 2020.
De acordo com o secretario Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, o avanço tecnológico com este serviço terá reflexos quase imediatos à população. "Muitas vezes as melhorias não são facilmente percebidas, como a qualificação do Contact Center do 156, no entanto, a aplicação de conceitos de inovação em prol da excelência do atendimento ao cidadão terá uma repercussão perceptível aos que usam os serviços públicos", explica, defendendo que as pessoas utilizarão cada vez mais os canais de interação da prefeitura.
Andrea Brasil